Meio Ambiente
Naturatins renova Acordo de Cooperação Técnica para fortalecer ações no Parque Estadual do Cantão
Imagem da notícia

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Ricardo Fava, renovou o Acordo de Cooperação Técnica com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), para a execução do Programa Áreas Protegido da Amazônia (ARPA), no Tocantins, que garante um recurso de aproximadamente R$ 1,2 milhão para o biênio de 2016/2017. O acordo foi celebrado nesta terça-feira, 30.

O valor será destinado integralmente para a continuidade para o Parque Estadual do Cantão (PEC) no Programa ARPA, fase III. As ações serão realizadas no PEC, que prevê a manutenção das metas prioritárias dos "marcos referenciais do Programa" na Unidade de Conservação.

Entre as ações previstas no Plano de Trabalho, elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente, Naturatins e o Funbio, está à conservação das placas de sinalização dos principais pontos de acessos; manutenção dos equipamentos (barcos, motores, carros, etc); aquisição de aparelhos necessários frente às ameaças e atividades mais avançadas de gestão; e o monitoramento de indicadores de qualidade ambiental.

No que se refere às estruturas físicas e aos limites da unidade, o presidente do órgão, Ricardo Fava, destacou que o Acordo proporciona resultados positivos, através da implementação do Plano de Manejo, além da materialização dos limites da Unidade de Conservação em pontos estratégicos, bem como o levantamento da situação fundiária e a preparação para ações de regularização fundiária.

Ainda em relação aos resultados alcançados o Tocantins, entre os estados parceiros da Amazônia Legal, atingiu o desempenho destacado no âmbito do Programa ARPA, assim o PEC tornou-se referência na gestão de Unidade de Conservação na região amazônica.

Arpa

O ARPA (Programa Áreas Protegidas da Amazônia) é um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Foi criado com o objetivo de expandir e fortalecer o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) na Amazônia, proteger 60 milhões de hectares, assegurar recursos financeiros para a gestão destas áreas a curto / longo prazo e promover o desenvolvimento sustentável naquela região. Sendo o maior Programa de conservação e proteção do bioma amazônico do mundo.

O Parque Estadual do Cantão, 260 km da Capital, além de suas reservas preservadas, é hoje uma das unidades de conservação apoiadas pelo Arpa. Entre as 95 Unidades apoiadas pelo programa, o Parque está entre as sete UCs com os melhores resultados que implicaram no seu ingresso na fase III, que dará continuidade ao Programa pelos próximos 25 anos. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...