Educação
Secretaria discute questões sociais, econômicas e ambientais nas escolas de Tocantinópolis
Imagem da notícia

Incentivar práticas mais sustentáveis dentro da sala de aula, além de gerar uma discussão sobre os hábitos que devem ser repensados em prol do meio ambiente, tem sido o principal objetivo das palestras realizadas ao longo deste mês de setembro, nas escolas das Redes Municipal e Estadual de Ensino de Tocantinópolis. 

Para que este princípio seja efetivamente aplicado dentro das comunidades, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem realizando periodicamente ações voltadas para a população, a fim de conscientizar e orientar quanto à importância da participação da comunidade escolar, bem como os próprios pais, fazendo deles agentes multiplicadores da Educação Ambiental e da mudança de comportamento na sociedade. 

Durante as palestras orientadas pelo engenheiro ambiental, Eduardo Tadeu Busquets, o qual explanou de forma simples e objetiva assuntos rotineiros de cunho sustentável baseado na preservação e conservação do meio ambiente. “Através destes ensinamentos podemos reverter diferentes situações existentes no município. Por isso é de fundamental importância à realização dessas palestras e acaba isso despertando na criança modos e conceitos em relação à sustentabilidade e proteção do meio ambiente”, ressaltou Eduardo. 

Nos encontros foi exemplificado sobre educação ambiental, um assunto transversal, portanto, podendo ser abordado e discutido por qualquer área, principalmente a que presa pela saúde do município. 

Eduardo Tadeu frisou ainda que os ensinamentos não devem apenas ser repassados aos educandos e sim para os pais, eles também precisam ter conhecimento das próprias ações que por às vezes dizem ser de costumes, acabam contribuindo para o desequilíbrio natural do meio em qual vivem. 

“É necessário transmitir esses conhecimentos aos pais dos alunos, eles também estão envolvidos diretamente nas questões ambientais, uma vez que o tema abrange todo o meio em que vivemos e reflete diretamente na qualidade de vida de todos. Por isso é imprescindível à oferta de atividades direcionadas à sociedade como um todo. Com isso, haverá uma mudança de comportamento e multiplicação das informações adquiridas a partir da conscientização dos moradores da cidade”, destacou Busquets. 

Ao longo da palestra, questões como lixo e reciclagem, desperdício de água e energia, importância das árvores, responsabilidade individual e trabalho em equipe, foram feitas ao público presente. Os participantes puderam interagir respondendo perguntas e questões envolvendo o lixo e sua correta destinação. 

Através desta troca de experiências é possível construir novos caminhos para compreender e restabelecer as relações sociedade-natureza de forma a não prejudicar o meio ambiente. Outro fator de extrema importância é a implantação da política de meio ambiente para toda a rede do município, através da consolidação da Agenda 21. Com esta iniciativa, a Prefeitura de Tocantinópolis vem demonstrar mais uma vez o comprometimento da administração municipal com o gerenciamento dos recursos naturais, meio ambiente e da qualidade de vida dos munícipes. 

“A proposta de Educação Ambiental que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem trabalhando é um chamamento em especial à sociedade de Tocantinópolis para refletirmos sobre o nosso contexto ambiental, atentando desde a higiene pessoal, da nossa casa, nosso bairro até os grandes projetos desenvolvidos no município. O Consumo consciente e a sustentabilidade ambiental devem ser uma prática constante em nosso dia a dia. A contribuição e participação dos diversos parceiros como a Secretaria Municipal de Educação, as escolas municipais, estaduais e os órgãos de proteção ambiental entre outros, tem contribuído significativamente para a continuidade desse trabalho”, ressaltou o Secretário Executivo para Assuntos Ecológicos e Articulador do Selo UNICEF, Emivaldo Aguiar. 

As palestras foram direcionadas aos alunos das Escolas Municipais Walfredo Campos Maia; Pré-Escolar Santa Terezinha; Novo Aeroporto (Povoado Olho D’água); Manoel de Sousa Lima (Povoado Folha Grossa) e Antônio Fernandes dos Santos (Povoado Ribeirão Grande Pedro Bento), bem como aos para os educandos dos Colégios Estaduais Prof. José Carneiro de Brito e Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...