Cultura
Sebrae inaugura Feira Mundial de Artesanato Indígena nos JMPI
Imagem da notícia

Palhas, cipós, sementes, além de cores, formas e texturas são a marca da Feira Mundial de Artesanato Indígena, que teve sua abertura oficializada na manhã do último sábado, 24, nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas/TO.

A abertura solene aconteceu no espaço central da Feira, com a presença do Ministro dos Esportes, George Hilton, do presidente do Comitê Intertribal da Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena, do senador da República Donizeti Nogueira, do superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, do diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Jarbas Meurer, do presidente do Banco do Amazônia, Marivaldo Melo, além de empresários e visitantes.

Durante a solenidade, crianças indígenas e brancas fizeram uma troca de brinquedos, simbolizando a integração e a troca de experiências, além do respeito entre as raças. Só no período da manhã, o espaço havia recebido 2,7 mil visitantes.

O ministro do Esporte, George Hilton, informou que os Jogos Mundiais Indígenas é o primeiro de muitos encontros voltados para os povos indígenas e elogiou a atuação do Sebrae com a realização da Feira Mundial de Artesanato Indígena. “Graças ao trabalho do Sebrae, esse evento vai além da união dos povos e da prática esportiva, mas contempla também o lado business, promovendo geração de renda e emprego para os empreendedores indígenas”, enfatizou o ministro.

Na opinião de Omar Hennemann, superintendente do Sebrae Tocantins, a missão da instituição não pode ser colocada em prática apenas em localidades urbanas. “O Sebrae busca criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Seja em áreas urbanas, na zona rural ou até mesmo em terras indígenas”, apontou o superintendente explicando que o Sebrae promoveu capacitações para melhorar o design, a embalagem e a gestão dos pequenos negócios que participam da Feira.

Troféu Arara-Azul

Marcos Terena recebeu o troféu arara-azul, homenagem do Sebrae Tocantins por sua contribuição para o desenvolvimento do empreendedorismo nas áreas indígenas. Marivaldo Melo também recebeu o troféu, homenagem justificada por Omar Hennemann, pela “postura extraordinária no Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins e pela orientação e serviços prestados aos micro e pequenos empresários do Estado”. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Banco do Amazônia

Donizeti Nogueira

Feira Mundial de Artesanato Indígena

Jarbas Meurer

Jogos Mundiais Indígenas

Marcos Terena

Marivaldo Melo

Omar Hennemann

Sebrae

Troféu Arara Azul