Meio Ambiente
Comunidades do Jalapão recebem instruções sobre o manejo integrado do fogo
Imagem da notícia

Com o objetivo de levar as comunidades que residem no interior do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), informações relativas às ações de Manejo Integrado de Fogo (MIF), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da administração do Parque, realizou nos últimos dias 11 e 12, reuniões na comunidade Mumbuca, Boa Esperança, Carrapato, Formiga, Mata e Ambrósio.

O MIF foi implementado nas comunidades de Mumbuca e Boa Esperança, desde 2014, e a partir deste ano as ações também serão estendidas as comunidades Carrapato, Formiga, Mata e Ambrósio.

Durante os encontros a pesquisadora da UnB, Silvia Laine Borges Lúcio, informou aos comunitários sobre a sua pesquisa de doutorado que tem com tema A sucessão ecológica de roças de toco e roças de esgoto na região do Jalapão.

A inspetora de Recursos Naturais do Parque, Lahuana Aguiar, aproveitou as reuniões para falar sobre a portaria nº 362/2007, do Naturatins, que ordena a coleta e o manejo de capim dourado no estado do Tocantins, quando também foram abordados os procedimentos para emissão da carteira de coleta.

Com o apoio das comunidades foi construído um mapa falado, ferramenta utilizada em metodologia de gestão participativa, quando os comunitários desenharam coletivamente os mapas de identificação das áreas de uso. Também foi elaborado o calendário do fogo para 2016, onde os comunitários apresentaram os usos do fogo e estabeleceram a queima para o gado na chapada, para o gado da vereda, para roça de toco e pasto, queima para capim dourado e queima para aceirar as nascentes, brejos e veredas.

Durante os encontros foram realizadas as eleições dos representantes de cada comunidade, que atuarão como ponto de apoio nos assuntos relacionados ao MIF. Além dos comunitários também participaram das reuniões a supervisora do PEJ, Aline Vilarinho, o inspetor de Recursos Naturais, Ivaldino Meneses, os agentes do de MIF, Aislane Lisboa (PEJ) e Adão Sousa (Projeto Cerrado Jalapão/GIZ), o guarda-parque, Claudemir Sousa e o brigadista da Prefeitura Municipal de Mateiros, Ronan Ribeiro.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...