Opinião
Educação para todos

Nas últimas décadas, o Brasil convive com um ciclo vicioso de difícil solução na questão educacional. Com a baixa qualidade do ensino, já propagada pelos índices negativos de desempenho dos alunos em avaliações internacionais, a formação de professores dá-se também de modo deficiente, o que faz com que os novos mestres já entrem despreparados na sala de aula. Como um circuito fechado, a situação alimenta cada vez mais as condições precárias do sistema educacional. Enquanto as mudanças estruturais não chegam à sala de aula – como a esperada reforma do ensino médio – algumas escolas públicas e particulares tentam atenuar os problemas com a utilização de um mecanismo muito conhecido na capacitação de profissionais: o estágio.

As próprias escolas e secretarias de Educação contratam estudantes de áreas ligadas à pedagogia e às licenciaturas – letras, história, geografia, matemática, química, física, biologia, ciências sociais e filosofia – para atuarem ao lado dos professores na sala de aula, auxiliando-os na tarefa de ensino-aprendizagem. Além de promover maior interação com os alunos, os estagiários vivenciam a realidade das escolas, aprimorando sua formação prática.

O impacto tende a ser positivo para a capacitação dos futuros docentes. Vão, desde cedo, se habituando com os atalhos do aprendizado, com o aperfeiçoamento dos conteúdos e, principalmente, com a psicologia para lidar com alunos de culturas e formações diferentes.  Um campo fértil para as transformações que devem ser inseridas no contexto escolar, com o objetivo de melhorar a educação brasileira, rompendo com o pernicioso ciclo da má qualidade. 

Nessa época em que as escolas se preparam para o novo ano letivo, os estudantes de licenciatura encontram um bom momento para buscar oportunidades para a capacitação prática na sala de aula. Para isso, devem procurar as unidades e postos do CIEE mais próximo ou acessar o portal (www.ciee.org.br), realizando o cadastro gratuito. Lutar por um ensino de qualidade é dever de todos. Afinal, é pela educação que podemos transformar o mundo em que vivemos.

*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...