Estado
Semarh recebe prefeitos para reforçar apoio ao CAR
Foto: Fernando Alves
Em reunião institucional Semarh reforça atendimento do CAR aos municípios do interior | Fernando Alves
Em reunião institucional Semarh reforça atendimento do CAR aos municípios do interior

Os prefeitos dos municípios de Novo Alegre, Aurora do Tocantins, Combinado e o secretário do Meio Ambiente de Lavandeira estiveram na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em Palmas, com o objetivo de estreitar as relações institucionais e reforçar o atendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado pela pasta, nas quatro cidades tocantinenes. A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 10, com a participação da secretária Meire Carreira e do subsecretário Fábio Lelis.

O prefeito de Combinado, Lindolfo Prado, informou que o município conta com cerca de 300 produtores rurais. “Sabemos que a Semarh realiza um cronograma de atendimento no interior e viemos solicitar um mutirão nos quatro municípios, pois nossa intenção é auxiliar para facilitar o acesso do produtor rural ao CAR”, ressaltou o gestor.

Já o prefeito de Novo Alegre, Fernando Pereira, adiantou que o grupo vem estudando as parcerias, pois o objetivo é criar o Consórcio Intermunicipal de Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura entre os municípios do Vale do Rio Palmas. “Vamos buscar ações e soluções em conjunto para que a população receba os benefícios de forma eficiente”, disse o prefeito.

A ação, segundo a secretária Meire Carreira, é positiva e mostra a preocupação dos prefeitos em atender uma demanda nacional, que é o CAR. “O objetivo da pasta é justamente de levar esse atendimento aos pquenos proprietários. Vamos realizar um cronograma para atender estes e os demais municípios”, reforçou.

Participaram da reunião também o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Lavandeira, Rodrigues di Sousa e o prefeito de Aurora do Tocantins, Aloílson Cardoso.

CAR

O CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, principalmente das Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa.

Até o momento, foi realizada a adesão de aproximadamente 40 mil pequenos produtores rurais, o que equivale a cerca de 13 milhões de hectares cadastráveis, algo em torno de 57% do total, conforme o último balanço do CAR. Os dados também estão disponíveis no site da secretaria. O prazo final do cadastramento com benefícios, que se encerraria em maio deste ano, foi prorrogado e o cadastro pode ser realizado até dezembro de 2017

Para realizar o CAR o interessado pode acessar o http://site.sigcar.com.br/tocantins/ ou entrar em contato por telefone.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Cadastro Ambiental Rural

Fábio Lelis

Fernando Pereira

Meire Carreira

Secretaria Estadual do Meio Ambiente