Estado
Município de Palmas assina termo de adesão ao projeto do Governo Simplifica Tocantins
Foto: Tácio Pimenta
Objetivo é acabar com a burocratização e facilitar a vida do empreendedor | Tácio Pimenta
Objetivo é acabar com a burocratização e facilitar a vida do empreendedor

O Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins) e a Prefeitura de Municipal de Palmas assinaram nesta quinta-feira, 23, na sede da Jucetins, o Termo de Adesão que integra Palmas ao Projeto do Governo Simplifica Tocantins. O objetivo é implementar a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios para dar maior agilidade, segurança e desburocratização nos processos de abertura, alteração ou fechamento de empresas. Marcaram presença o delegado da Receita Federal, José Marcio Bittes; o secretário de Governo do município de Palmas, Júnior Coimbra; o secretário municipal de Finanças, Christian Zini; o secretário municipal de Desenvolvimento e Emprego, Kariello Coelho e demais autoridades.

Com a integração dos órgãos de licenciamento e registro, por meio do Portal de Serviços do Simplifica, o processo de abertura de empresas em Palmas deverá ocorrer em poucas horas. “O Simplifica Tocantins é a reunião de todos os órgãos envolvidos no registro das empresas a fim de simplificar esse procedimento, tornando-o ágil, transparente e eficiente”, explicou o presidente da Jucetins, Carlos Alberto.

Para o delegado da Receita Federal, José Marcio Bittes, é muito importante a adesão da Capital junto ao Governo do Estado. “Essa parceria vai facilitar a vida do empresário de Palmas que vai ganhar em redução de custos burocráticos, vai facilitar a formalização dos negócios e proporcionar a redução da informalidade no município. Todo isso, significa a simplificação do ambiente de negócios que é essencial para o nosso país, que visa o desenvolvimento constante da nossa população. O Simplifica é um esforço que envolve o governo federal, estados e municípios, para que o Brasil possa se posicionar em termos de ranking de ambiente propício aos negócios no mesmo patamar das nações desenvolvidas”, disse.

Representando o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, o secretário municipal de Finanças, Christian Zini, ressalta que a parceria vai oferecer mais um serviço de excelência ao empresário de Palmas. “Estamos vivendo um momento muito importante para o município de Palmas e para o Governo do Estado. Essa parceria vai beneficiar o nosso empresário local, facilitando e desburocratizando o processo de abertura,  alterações e baixa de empresa por meio de um sistema integrado à Junta Comercial. Para isso, iremos disponibilizar nos próximos 15 dias profissionais capacitados pela prefeitura que irão se juntar aos profissionais da Jucetins para atender o empreendedor de Palmas, no espaço Resolve Palmas, em Taquaralto”, esclarece o secretário.

Carlos Alberto acrescentou que à medida que os processos forem simplificados no município, mais empresas se instalarão na cidade. “Palmas tem uma capacidade de fomento mercantil muito forte. A gente acredita que vai ser um município que vai crescer muito e tem tudo para promover esse sistema com alta tecnologia”, completou a presidente da Jucetins, que comemorou a maneira “muito positiva” com que o prefeito e secretários aderiram ao projeto.

O presidente Carlos Alberto informou ainda que a meta é a adesão de 100% dos municípios até o final de 2017. “Determinada pelo Governo do Estado, iremos sensibilizar os demais municípios tocantinenses para que até o final de 2017  possamos integrar ao programa Simplifica Tocantins mais 68 municípios, concluindo 100% de adesões. O nosso objetivo é avançar no ranking nacional”, conclui.

Simplifica Tocantins

Considerada um marco entre as ações desenvolvidas pela Jucetins nos últimos anos, a nova ferramenta traz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais. O objetivo é acabar com a burocratização e facilitar a vida do empreendedor, proporcionando inovação tecnológica, agilidade e benefícios aos empresários tocantinenses.

Com o novo sistema, a abertura de uma empresa pode ser concluída em até 24 horas. A estratégia usada pela ferramenta é a da integração dos dados cadastrais entre os diversos órgãos federais, estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

Todos os processos para abertura, alteração e baixa de empresas serão feitos com o envio de um único documento para Jucetins. O canal é o Portal Simplifica Tocantins, disponível em www.simplifica.to.gov.br. A ferramenta que é disponibilizada virtualmente em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso, faz a integração entre os dados cadastrais.

O Simplifica Tocantins, executado pela Jucetins, conta com o apoio de diversas instituições que integram o projeto. Entre esses parceiros estão Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e prefeituras municipais.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Christian Zini

José Marcio Bittes

Jucetins

Júnior Coimbra

Kariello Coelho

Prefeitura de Palmas

Receita Federal

Secretaria de Estado da Fazenda

Termo de Adesão