Polí­tica
Paulo Mourão intermedia reunião do Conselho Estadual de Saúde na Assembleia Legislativa
Imagem da notícia

O deputado Paulo Mourão (PT) participou de uma reunião na manhã desta terça-feira, dia 4, na sala da presidência da Assembleia Legislativa, onde membros do Conselho Estadual de Saúde foram pedir agilidade na aprovação de projetos de lei que tramitam na Casa, prevendo a retirada da vaga de um deputado no Conselho.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Juliano do Vale, argumentou que o órgão precisa passar por reformulações e para tanto deve se adequar à Resolução nº 453 do Conselho Nacional de Saúde que em seu inciso VIII deixa claro: “A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde”.

“Todas as normativas federais veda a participação do poder Legislativo nos conselhos sociais, por um equívoco foi editada uma lei no Tocantins prevendo essa representação e agora precisa ser revista”, esclareceu Juliano. Dois projetos de lei tramitam em apenso na Assembleia Legislativa pedindo a revogação do inciso IV da Lei 1.663/2006, que inseriu a vaga de deputado no Conselho Estadual de Saúde. O projeto de lei nº 314/2016, de autoria da deputada Valderez Castelo Branco e o projeto n° 331/2016 de autoria da deputada Luana Ribeiro, que foi a autora do pedido que inseriu a vaga de deputado no Conselho Estadual de Saúde.

Foi durante reunião do Conselho Estadual de Saúde ocorrida dia 9 de março que os conselheiros pediram apoio do deputado Paulo Mourão para que a matéria fosse votada com urgência pelos deputados. Paulo Mourão então se comprometeu a agendar uma reunião com o presidente da Casa, deputado Mauro Carlesse (PHS) para tratar da demanda.

Além do presidente do Conselho, estiveram na reunião desta terça-feira, o secretário geral Mário Benício e o conselheiro Osmar Pegoraro. O chefe de gabinete, Alan Divino, representou o presidente Mauro Carlesse. “Queremos a revogação desse inciso porque é uma vaga desnecessária, uma vez que tanto o conselho quanto o parlamento são órgãos fiscalizadores”, ressaltou Mário. Além de reforçar a falta de necessidade de um deputado compondo o conselho, Mário frisou que a lei foi alterada em 2013, prevendo a vaga, e até a data do dia 9 de março deste ano nenhum parlamentar havia comparecido às reuniões do conselho. “O deputado Paulo Mourão foi o primeiro a participar de uma reunião do Conselho Estadual de Saúde”, declarou.

Juliano do Vale destacou que é de fundamental importância que a matéria seja votada logo. “É preciso reformular o Conselho Estadual de Saúde e contemplar uma maior participação dos órgãos da sociedade, incluindo a OAB que é uma das entidades que estão pedindo participação no Conselho Estadual de Saúde”, reforçou.

O deputado Paulo Mourão acredita que esse assunto terá um desdobramento positivo a partir de agora. “O jurídico da presidência ficou de acompanhar e repassar as informações para o Presidente Carlesse e cremos que essa matéria irá tramitar com maior celeridade para que possa ir a plenário. Tenho certeza que nenhum deputado fará oposição e sempre que qualquer parlamentar quiser participar das reuniões do Conselho Estadual de Saúde, como convidado, será muito bem recebido, assim como fui na última reunião”, destacou

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...