Estado
Tomada de Contas Especial da Seciju resulta em processo administrativo referente a convênio para o Tocantins 100 Drogas
Gleyde Braga Ribeiro posicionou-se contrária à decisão do Congresso Estadual do PT
Gleyde Braga Ribeiro posicionou-se contrária à decisão do Congresso Estadual do PT

Uma Comissão de Tomada de Contas Especial instalada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju) instaurou um processo administrativo contra Jane dos Santos Araújo e o Instituto Comunitário do Tocantins (Icomto), na pessoa da sua presidente Sandra Rodrigues de Sousa Costa. A Tomada de Contas foi instalada para apurar a existência de possíveis danos causados ao erário público na execução de convênio firmado entre a Secretaria e o instituto. 

A notificação de instauração do processo foi publicada do Diário Oficial do Estado no último dia 3, e é assinada pelo presidente da Comissão, Manoel Expedito José. A comissão foi designada pela secretária Gleidy Braga, por meio de portaria publicada no último dia 25 de setembro. 

Conforme a notificação, a tomada de contas diz respeito à execução do Convênio nº 002/2015, no valor de R$ 1 milhão, e o processo é embasado em denúncias da Defensoria Pública do Estado, em inspeção realizada pelo TCE, bem como em despacho da Seciju nos processos de Prestação de Contas e  de concessão do convênio. 

Conforme a Comissão de Tomada de Contas Especial, tanto Jane quanto Sandra são notificadas para assegurar o direito à ampla defesa e ao contraditório, podendo acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, ter vista dos altos, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos quando se trata de prova pericial. Ambas são intimadas apresentarem, se desejarem, rol de testemunhas a serem ouvidas pela Comissão.

Inspeção do TCE 

Além da Tomada de Contas Especial instalada na Seciju, o convênio entre a pasta e o instituto também é alvo do Tribunal de Contas do Estado (TCE),  onde tramita um processo de inspeção. O  propósito, aponta o Tribunal, é apurar possíveis irregularidades na execução convenio, cujo objeto consiste no repasse financeiro para a realização do projeto Tocantins 100 Drogas. 

Ainda conforme consta no processo em tramitação no TCE, o projeto é destinado a desenvolver ações em 40 municípios do Estado, orientando jovens, com a participação do corpo discente e docente das escolas, bem como a comunidade envolvida, sobre os vários problemas decorrentes do uso indevido de substâncias psicoativas.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...