Saúde
Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano realiza congresso inteiramente mediado pela tecnologia
Imagem da notícia

Pela primeira vez na história da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) do SUS, 27 congressos estaduais estão acontecendo ao mesmo tempo, reunindo virtualmente os Bancos de Leite Humano (BLH) de todas as unidades da Federação por meio de uma teleconferência. O evento está sendo realizado, nesta quinta-feira, 13, no núcleo do Ministério da Saúde, em Palmas.

O I Congresso em Rede da rBLH-BR, maior e mais complexa rede de Bancos de Leite do mundo, tem como objetivo principal a pactuação do seu Planejamento Estratégico para o quadriênio 2020-2023, no qual estão elencadas as condições necessárias ao desenvolvimento de ações para o fortalecimento das capacidades científica, produtiva, tecnológica, gerencial e de garantia da qualidade da Rede.

No Tocantins foram convidados para participar do Congresso em rede, profissionais que atuam nos Bancos de Leite do Estado e Postos de Coleta do Estado, para a coordenadora do Banco de Leite do Dona Regina, Valquíria Pinheiro, este é um fato inédito, fruto de uma construção coletiva. “Hoje somos 222 Bancos de Leite Humano e 205 Postos de Coleta espalhado em todo o Brasil. Vamos mostrar nosso trabalho e o que fazemos pela saúde materno e infantil deste país. Aqui no Tocantins todos estarão reunidos em prol de salvar vidas! Que Deus ilumine este dia, em busca da excelência, este é o caminho”.

Além de divulgar o Planejamento Estratégico, o evento também apresentará importantes produtos e conquistas que concorrem para o processo constante de modernização e consolidação da rBLH-BR. Também será construída, com base nas discussões suscitadas pelo encontro, a Carta Brasil 2018: Compromisso da rBLH com excelência no SUS, a ser assinada por Representantes do Ministério da Saúde, de Secretarias de Saúde, Bancos de Leite Humano, Postos de Coleta e sociedade civil que apoia a rBLH e estiverem presentes no evento.

Nova portaria

Durante o evento, a Coordenação das Ações de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS) apresentará o texto da nova portaria, elaborada pelo MS em parceria com a Fiocruz, com o intuito de organizar um fluxo de credenciamento e habilitação dos serviços que prestam assistência de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano no país. Além de tratar dos valores pagos por procedimentos aos bancos de leite humano, ela traz a definição dos critérios de habilitação para BLHs e postos de coleta de leite humano.

Por meio dessa portaria, que se encontra em fase final de aprovação, será criado o código específico de habilitação para BLHs no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e estabelecido o financiamento do bloco da atenção de média e alta complexidade.

O Banco de Leite Humano

É um centro de apoio à amamentação e a mulher lactante, é responsável pela otimização e monitoramento dos processos de controle de qualidade e pasteurização do leite humano ordenhado, através de análises sensoriais, físico-químicas e microbiológicas. Sendo assim, erros analíticos, principalmente os sistemáticos, podem produzir um prejuízo irreparável para a saúde de quem consome esse produto. Por esse motivo, os BLHs são regidos por uma legislação própria que visa assegurar que todas as atividades e processos realizados sejam embasados no controle de qualidade preventivo e dinâmico

Somente em 2017, cerca de 200 mil recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva ou semi-intensiva neonatais receberam mais de 155 mil litros de leite pasteurizado de qualidade certificada, envolvendo a participação de 183.492 mulheres que, de forma voluntária, doaram seu leite excedente em todo o Brasil.

No mesmo ano, mais de 2 milhões de mulheres em processo de amamentação recorreram aos BLHs em busca de ajuda para vencer as dificuldades encontradas.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...