Estado
Prefeitura de Porto Nacional realizará Audiência Pública para Revisão do Plano Diretor
Comitê gestor durante reunião com a empresa responsável pela revisão do Plano Diretor
Comitê gestor durante reunião com a empresa responsável pela revisão do Plano Diretor

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio do Comitê Gestor de Revisão do Plano Diretor de Porto Nacional, realizará no próximo dia 25 de março, a partir das 14 horas, da I Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor e convida toda comunidade portuense para participar.

Presidido pelo Arquiteto e Diretor de Desenvolvimento Urbano, Paulo Jordão, o Comitê Gestor é formado por representantes de todas as secretarias da Prefeitura do Município, sociedade organizada, instituições de ensino, órgãos públicos e comunidade em geral.

As atividades começam na próxima segunda-feira, 25, as 14 horas na Câmara Municipal com uma reunião para associações de representação da cidade, como associação comercial, de barraqueiros e agrícolas para uma oficina de instrução de como será feita o plano diretor e da forma de participação nesta fase de construção.

Às 19 horas, no mesmo local, acontece a primeira audiência pública voltada para toda a população.

Revisão do Plano Diretor

A empresa holandesa Arcadis vai fazer a elaboração gratuitamente para a Prefeitura de Porto Nacional. A contratação foi feita pela State Grid, companhia chinesa que opera o sistema de transmissão Xingu-Rio (que passa em território portuense), através de compensação ambiental devido aos danos ambientais causados no Município.

Sensível a todas as discussões que envolvem o crescimento e desenvolvimento do Município, o prefeito Joaquim Maia falou da importância da revisão e das tratativas que colocarão Porto Nacional mais uma vez nos trilhos. “O desenvolvimento econômico e sustentável de uma cidade passa por essa discussão e a revisão nos dará claramente a capacidade de evoluirmos nos nossos mais importantes aspectos, como turismo ,comércio, mobilidade urbana nos próximos 10 anos, e isso de forma coordenada e ordenada”, pontuou, Joaquim Maia.

Cronograma de atividades

No dia 26 as atividades vão para os assentamentos e a noite acontecerá uma audiência pública em Luzimangues.

A Prefeitura irá munir a Arcadis com o banco de dados e ela irá levantar o diagnóstico com a ajuda de órgãos públicos, instituições de ensino, ONG’s, líderes de comunidade, assentamentos e etc para levantar as principais sugestões e melhorias.

“O cronograma de trabalho deve ser concluído em setembro para ser encaminhado à Câmara”, afirmou o Diretor de Desenvolvimento Urbano e Presidente da Comissão Técnica para Revisão do Plano Diretor, Paulo Jordão.

Sobre o Plano Diretor

O Plano Diretor é um documento que vai nortear, regular e orientar o crescimento ordenado tanto da área urbana, rural, industrial, econômica e na parte de ocupação de uso de solo, evolução e construção da cidade. A revisão do documento deve ser feita a cada 10 anos.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...