Meio Jurídico
TJTO chega aos 30 anos, evento comemorativo marca também a abertura do 50º Copedem
Imagem da notícia

Há 30 anos nascia o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), instalado em 1º de janeiro de 1989, no Fórum de Miracema, então capital provisória do Estado. De lá para cá, o Poder Judiciário tocantinense passou por transformações marcantes, que o colocaram na vanguarda das inovações tecnológicas ao se transformar no primeiro tribunal 100% eletrônico do País.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, as memórias mais marcantes nessas três décadas passam pela modernização do parque tecnológico, a atuação indispensável dos servidores e magistrados e a aproximação com o cidadão. “Reitero nosso compromisso com a entrega de uma Justiça cada vez mais rápida e efetiva à sociedade tocantinense”, disse ao se pronunciar durante o evento comemorativo aos 30 anos do Judiciário Tocantinense e do 50º Encontro do Colégio de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), na noite desta última quinta-feira (28/11), no Salão do Tribunal Pleno, em Palmas.

Na oportunidade, o presidente do TJ-TO anunciou o projeto que dá início à criação do Centro de Memórias do Poder Judiciário do Tocantins.

Ao abrir o 50º Colégio das Escolas da Magistratura, o desembargador Marco Antony Villas Boas, diretor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e presidente do Copedem, destacou a importância do aperfeiçoamento dos servidores e magistrados, refletido no trabalho prestado ao cidadão. “Nessa perspectiva de reivindicação que o Poder Judiciário evidentemente passa, e eu não poderia deixar de me referir a isso, o Copedem tem relevante papel, notadamente na última década, acerca do aperfeiçoamento dos serviços públicos do Poder Judiciário e da alta qualidade da jurisdição prestada por seus juízes de todo o Poder Judiciário Nacional, inclusive na jurisdição eleitoral, federal, militar e na Justiça do Trabalho com o qual atuamos cooperativamente durante mais de uma década”, disse.

Villas Boas também destacou os avanços no judiciário tocantinense nas últimas três décadas. “O Judiciário tem a missão de garantir a paz social de pacificar a sociedade para que se desenvolva da melhor forma possível e a Justiça tocantinense tem buscado atender aos anseios sociais nestes 30 anos de existência”.

Repercussão Autoridades

“O Tribunal de Justiça representa um dos pilares da democracia e sua atuação tem sido fundamental para o pleno exercício da Cidadania em nosso Estado”, declarou o governador do Estado, Mauro Carlesse, que não pôde estar presente no evento e foi representado pelo vice-governador Wanderlei Barbosa. Carlesse citou a parceria com o Judiciário, como a convalidação dos títulos paroquiais, uma iniciativa do TJ com apoio do Governo e Assembleia Legislativa que foi convertido em Lei. “O Estado segue aberto para novas iniciativas como essa para que possamos seguir trabalhando juntos para melhorar a vida do nosso povo", concluiu.

“Gostaria de parabenizar o Tribunal de Justiça pelas ações que vem fazendo, na administração do desembargador Helvécio. Eu tive a oportunidade de participar do Justiça Cidadã e ver de perto as ações de grande importância que o Judiciário está realizando para beneficiar a população. Essa é uma administração renovadora, que está aproximando o Judiciário do cidadão”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antônio Andrade.

“O Tribunal de Justiça do Tocantins tem cumprido suas atribuições com maturidade, equilíbrio e extrema ponderação. O exercício desse seu mister foi fundamental para as fases de estruturação e consolidação do próprio Estado, tendo deixado marcas na nossa história. Destaco aqui a forma equilibrada com que o TJ exerce seu papel de Poder Moderador, contribuindo para o desenvolvimento do Tocantins e amadurecimento das instituições”, pontuou o procurador-geral de Justiça José Omar de Almeida Júnior, na ocasião representado pela sub-procuradora Maria Cotinha Bezerra Pereira.

“O Judiciário tocantinense merece os cumprimentos pelo arrojo e profissionalismo que marcaram sua trajetória nessas três décadas. Como presidente do TCE/TO, manifesto a honra da Corte de Contas de desenvolver ações conjuntas com o TJTO, em prol da sociedade do nosso Estado”, disse o conselheiro Severiano Costandrade, presidente do TCE/TO.

 “Comemorar os 30 anos do Tribunal de Justiça é celebrar três décadas do Poder Judiciário legitimamente constituído no Tocantins. O Tribunal tem uma história edificada com base na integridade, na competência e na eficiência, reconhecido nacionalmente por ser o primeiro Judiciário que implantou processo judicial eletrônico com perfeição e com aprovação social”, destacou o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga.

“O Tribunal de Justiça do Tocantins tem uma rica história de desenvolvimento que se entrelaça com o crescimento do Estado e da sociedade tocantinense. É um aliado das instituições do sistema de Justiça, por ser acessível para os debates que se fazem necessários. É notável o crescimento do Tribunal, que passa pelo desenvolvimento tecnológico, aprimoramento de suas políticas de gestão e de pessoal e relevantes avanços nos serviços prestados aos jurisdicionados, o que é fator de transformação social”, declarou o defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos.

Medalhão dos 30 anos

Em comemoração pelo trigésimo aniversário da casa, o desembargador Helvécio Maia homenageou as autoridades com o Medalhão dos 30 anos do Poder Judiciário do Tocantins. A corte do Tribunal de Justiça foi agraciada com a honraria, além dos desembargadores aposentados Daniel Negry e João Alves, chefes do Executivo e Legislativo tocantinense, representantes do Sistema de Justiça, prefeitos de Palmas, Araguaína e Gurupi, três maiores comarcas do Tocantins, diretores das Escolas da Magistratura que participam do 50º Copedem, o ex-governador José Wilson Siqueira Campos, e o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi. Na oportunidade também foi descerrada pela Corte do Judiciário a placa alusiva aos 30 anos do Poder Judiciário do Tocantins, que será afixada no hall de entrada do Tribunal de Justiça. (Com informações Cecom TJ-TO)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Helvécio de Brito Maia Neto

José Omar de Almeida Júnior

Marco Antony Villas Boas

Maria Cotinha Bezerra Pereira

Meio Jurídico

Severiano Costandrade

Tribunal de Justiça