Meio Jurídico
Comarca de Pedro Afonso adota regime de teletrabalho com foco na prevenção do coronavírus
Imagem da notícia

Levando em conta portaria conjunta do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e da Corregedoria Geral da Justiça, assinada no último dia 13 maio, acerca da prevenção do novo coronavírus, o juiz e diretor do Fórum de Pedro Afonso, Milton Lamenha de Siqueira, determinou a implantação do regime de teletrabalho na Comarca do município até o próximo dia 31.

A portaria estabelece que, durante o período, o atendimento telefônico presencial funcionará em sistema de rodízio - mantendo um servidor de cada vara por dia na sede da Comarca -, com a telefonista passando as informações necessárias das medidas tomadas.

Lembra também que as metas de produtividade no regime excepcional de teletrabalho deverão ser iguais ao trabalho em regime presencial. E que o servidor em regime de teletrabalho deverá manter infraestrutura necessária para o acesso remoto aos sistemas informatizados do Tribunal.

Delegatários

Também com base na portaria conjunta de 13 de maio, o juiz recomenda que os delegatários titulares e interinos, interventores, responsáveis pelo expediente, adotem medidas de higiene, seguindo orientações que constam no site do Ministério
da Saúde - www.saude.gov.br/coronavirus.

Informar à população quanto ao uso das centrais eletrônicas para evitar o comparecimento ao espaço físico da serventia; estabelecer formas alternativas de atendimento, como disponibilizar canais de atendimento com horário previamente agendado por e-mail, telefone ou WhatsApp; e implementar o teletrabalho para serviços que não exijam atendimento direto aos usuários são algumas das medidas recomendadas.

A portaria também autoriza a restrição da realização de atos e ou procedimentos, incluindo casamentos, a lugares e condições inadequados às normas gerais de prevenção à contaminação pelo Covid-19.

Cartórios e oficiais de justiça

O atendimento ao público externo foi autorizado, até o dia 30 de abril de 2020, nos Cartórios Extrajudiciais de Santa Maria do Tocantins, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama e Pedro Afonso, será de 8 as 11 horas, ao passo que no período da tarde o atendimento deverá ser por telefone e demais meios de comunicação como aplicativos e e-mails.

Em outra portaria, o juiz Milton Lamenha de Siqueira estabeleceu que os oficiais de justiça da comarca somente deverão realizar o cumprimento de mandados que demandarem caráter de urgência e os expedidos em regime de plantão.

E ressalta que, nos cumprimentos de mandados na Casa de Prisão Provisória (CPP), deverá o o oficial de justiça entregar ao Plantonista para que seja colhida a assinatura da reeducanda, ficando assim proibido a entrada do oficial nas dependências na unidade prisional.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...