Cultura
3ª edição da Flip 100% digital homenageia o romancista Juarez Moreira e o poeta e jornalista Tião Pinheiro

A edição da 3ª Feira Literária Portuense (FLIP), formatada versão digital devido à pandemia da covid-19, vem sendo avaliada pelo meio intelectual como um marco, por sua diversidade num tempo de pandemia global. Neste ano, em que Porto Nacional comemora seus 282 anos de história e 159 de emancipação política, a 39ª Semana da Cultura e 3ª Flip 100% digital, presta homenagens aos poetas Carlos Drummond de Andrade como patrono nacional e o escritor, poeta e médico, Raimundo Célio Pedreira, como patrono regional. Outra reverência é para o baiano Moraes Moreira, que dá nome ao Café Literário, e ao músico Antista do Acordeon que tem o seu nome no palco principal do projeto virtual. Além de dois importantes nomes das letras, o jornalista e poeta Tião Pinheiro, no Espaço Livro & Leitura, e o romancista Juarez Moreira Filho, no Espaço Alaporto.

Um dos trunfos do evento está sendo a sua pluralidade - palestras, lançamento de obras regionais e acadêmicas, rodas de conversas, participação de autores e academias de letras de vários lugares do Brasil, apresentações virtuais e lives com as mais variadas temáticas. Não bastasse a imersão literária, as contações de história e shows lives completam a programação.

Na tarde da última sexta-feira, 10, com a reunião de escritores de vários Estados do País, foram lançadas mais de 40 obras literárias. Já no sábado, 11, consagrou-se o lançamento de 72 obras literárias, de 42 escritores do Tocantins e da Bahia.

O escritor Tião Pinheiro falou de sua história construída e da base, tecida com dedicação em Porto Nacional. “Meu caminhar teve uma passagem muito importante por Porto Nacional. Morei nessa cidade durante cinco anos. Porto tem um papel significante em minha vida. Minha família sabe disso, meus amigos e quem me conhece, também. Tentando rabiscar alguma coisa, eu tenho cinco livros publicados, três discos lançados em parceria com grandes nomes da música brasileira, do Tocantins, Goiás, Argentina e de vários lugares do Brasil", destacou.

"Tudo isso começou em Porto Nacional, porque foi lá que ganhei solidez, lastro e alicerce para eu seguir adiante com as minhas tentativas poéticas, musicais e jornalísticas. Então, é com muita alegria que participo desse rol de celebrações. Quero desejar um grande abraço em todos os portuenses, que indistintamente, são importantes para mim. Considero-me um portuense como vocês”, ressaltou satisfeito Tião Pinheiro.

Os nomes dos escritores e das obras estão na plataforma digital http://verao.portonacional.to.gov.br/, no link 39ª Semana da Cultura. A programação virtual do Projeto Porto Verão 2020 segue até o dia 31 de julho.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...