Campo
Workshop mostra potencial produtivo dos frutos do cerrado para processamento na agroindústria tocantinense
Imagem da notícia

As potencialidades de aproveitamentos de frutos do bioma cerrado, uma diversidade existente na natureza, aliada a sustentabilidade e as possibilidades de geração de renda para agricultores familiares foram apresentadas nesta sexta-feira, 11, no 1º  workshop Digital, com o tema “Tocantins, um cerrado de oportunidades” A ação faz parte do programa Cerrado + Produtivo desenvolvido para incentivo a produção pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

No workshop, a engenheira de alimentos da Seagro, Verônica França, apresentou aos participantes, o programa Cerrado + Produtivo e as ações de políticas públicas de incentivo pelo Governo do Estado. Os participantes conheceram também sobre período gestacional do cerrado: sua diversidade, uso e reprodução; mostrando as oportunidades e também a importância da valorização da diversidade cultural das pessoas que vivem do cerrado para continuidade e preservação de espécies e povos e comunidades tradicionais.

Continuidade

Na próxima sexta-feira, 18, a equipe da Secretaria da Agricultura mostrará um caso de sucesso, numa oficina, realizada quinta-feira, 10, na agroindústria Font’ Fruti, na fazenda São Jorge, município de Barrolândia. Na oficina de Agroindustrialização dos frutos do Cerrado, serão apresentadas na prática receitas diversas, utilizando o caju e o pequi como protagonistas.

“O fruto ofertado gratuitamente pelo cerrado é fonte altamente energética e nutritiva, proporcionando uma alimentação saudável às famílias nas comunidades. O aumento do consumo, a qualidade dos frutos e as diversidades existentes, reforçam a possibilidade de buscar alternativas de processamento, agregando mais valor aos produtos e, consequentemente, o retorno maior, visando o alcance de diferentes mercados consumidores”, ressaltou a engenheira de Alimentos, Verônica França.

Para a gerente de sociobidiversidade da Seagro, Dilciane Viana, o programa visa melhorar e expandir os arranjos produtivos locais já existentes, mostrando aos agricultores familiares/agroextrativistas que trabalham com os frutos do cerrado, orientações e alternativas de uso de forma sustentável. “A intenção é utilizar os produtos do cerrado em diversas possibilidades, agregando valor, gerando renda para que se sintam estimulados a permanecer no campo e valorizados na sua identidade, tendo seus conhecimentos tradicionais e cultura preservados, além de contribuírem dessa forma, com a preservação do nosso bioma”, pontuou.

Exemplo - Agroindústria

A agroindústria Font’Fruti, município de Barrolândia é um empreendimento que já possui Selo de inspeção Federal (SIF) habilita comercializar seus produtos nos municípios, no Estado e em todo país. O selo é fruto do apoio da Secretaria da Agricultura e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na legalização sanitária.

Na agroindústria são processados cerca de 15 tipos frutas, sendo utilizadas as frutas das safras anuais. Um importante valor da agroindústria é promover o desenvolvimento local, movimentando uma rede de fornecedores de matéria-prima em cerca de 30 famílias da agricultura familiar. A produção é variada em subprodutos como, conserva, molho, polpa, doces, licores e produtos embalados a vácuo, e demais. A comercialização é realizada nas feiras e delivers, sendo comercializados, na entre safra dos frutos em torno de 100 quilos por semana, na safra normal aumenta para 500 quilos dos subprodutos.

A proprietária da agroindústria, Vairone Milhomem e seu esposo Djalma Alves da Silva explicam como funcionam o mecanismo de trabalhos do dia a dia na produção. “Aqui nós processamos as frutas do cerrado, uma dádiva da natureza, outras produzimos no pomar, assim, diversificamos muito mais nossa produção o que garante uma renda a mais no final do mês”, detalhou.

As frutas mais comuns na região são: caju, pequi, cajá, acerola, maracujá, graviola, cupuaçu, graviola, goiaba, cajá, buriti, entre outros.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...