Estado
Artesãos tocantinenses vão a Belo Horizonte para a 31ª Feira Nacional de Artesanato
Estande do Tocantins na Expominas 2020
Estande do Tocantins na Expominas 2020

Cerca de 2 mil artesãos de todo Brasil, incluindo o Tocantins, estão em Belo Horizonte para participar da 31ª Feira Nacional de Artesanato (Expominas). O evento acontece até domingo, 6, e será o único do segmento a ser realizado em 2020, em função da pandemia da Covid-19, que provocou o cancelamento de outras feiras previstas para o ano. A organização espera atrair cerca de 65 mil visitantes aos seis 600 estandes montados para estados e empreendedores.

Além da exposição de produtos, os visitantes poderão participar de oficinas, cursos e palestras de capacitação. As medidas de segurança incluem totens com álcool 70%, higienização do local, aferição de temperatura dos visitantes e expositores, entre outras medidas essenciais. Também é orientado o uso de máscara e o distanciamento físico.

O rico artesanato, o Tocantins está representado, na categoria individual, por Márcio Bello dos Santos (Porto Nacional); Adelsimon Paz de Oliveira (Babaçulândia); Shirlene Sikwatkadi de Brito Xerente (Pedro Afonso) e Josias de Souza Menezes (Gurupi). Na categoria pessoa jurídica, participam as seguintes entidades: Centro Cultural Kájre (Goiatins); Fundação da Associação Dianapolina de Artesãos (Dianópolis); Associação dos Artesãos de Capim Dourado Pontealtense (Ponte Alta do Tocantins) e Associação Dourada (Novo Jardim). Já o artesão Henrique Ihajãc  Krahô, do Centro Cultural Kájre (Goiatins) marca presença no Espaço Indígena.

A seleção foi realizada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio do Edital de Chamamento Público n° 002/2020, publicado no Diário Oficial n° 5.724.

“Nosso artesanato está muito bem representado por esses grandes representantes da economia criativa tocantinense, que, tenho certeza, vão encantar os visitantes com suas peças produzidas em capim dourado, madeira, cerâmica e outras matérias-primas”, pontua o presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SICs), Tom Lyra, enfatizando que, por orientação do governador Mauro Carlesse, os artesãos tiveram atenção especial na distribuição de cestas básicas no auge da pandemia.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...