Cursos & Concursos
Com posse de aprovados em concurso suspensa, Prefeitura de Porto contrata servidores para diversos cargos
Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Nacional
Prefeitura de Porto Nacional | Divulgação/Prefeitura de Porto Nacional
Prefeitura de Porto Nacional

Os aprovados no concurso público da Prefeitura de Porto Nacional aguardam ansiosamente pela posse nos cargos para os quais foram habilitados. Muitos já fizeram os exames necessários para posse, outros chegaram a abandonar empregos anteriores na esperança de ingresso no serviço público, mas até o momento estão sem saber quando finalmente serão empossados.

No final do ano passado o então prefeito, Joaquim Rocha (MDB), chegou a convocar os 674 concursados, mas o atual gestor, Ronivon Maciel (PSD), que assumiu a prefeitura no início deste ano, entrou na justiça para suspender a posse alegando que o antecessor havia feito a convocação dentro do período eleitoral.

A justiça acatou em partes o pedido de Maciel, mas determinou que o gestor desse posse aos aprovados, desde que o concurso tivesse sido homologado até três meses antes das eleições e que houvesse orçamento para a despesa.

No dia 29 de dezembro, a prefeitura divulgou uma nota de esclarecimento informando que o município tinha recursos financeiros para dar posse a todos os candidatos convocados mas que, em virtude da decisão judicial, iria suspender a convocação.

Desde então nenhum dos convocados foi autorizado a tomar posse, mas a atual gestão tem contratado pessoal para diversos cargos na administração. No Portal da Transparência da Prefeitura de Porto Nacional constam 970 registros de servidores não efetivos admitidos por contrato e ainda 180 comissionados e 3 agentes políticos.

Após tentativas de resolver o impasse por meios administrativos, os aprovados têm recorrido à justiça pedindo habilitação como parte interessada na ação popular de autoria de Ronivon Maciel que resultou na suspensão da posse. A comissão que representa os aprovados no concurso não descarta a possibilidade de manifestações como forma de cobrar da prefeitura a posse dos convocados.

O Conexão Tocantins questionou a Prefeitura de Porto Nacional a respeito da posse dos concursados. Sem dar justificativas ou prazos, a administração limitou-se a informar que só dará um posicionamento definitivo sobre o assunto após "deliberação com os órgãos responsáveis".

Confira abaixo a nota na íntegra.

A Secretaria Municipal de Administração de Porto Nacional, por meio da Secretaria de Comunicação, em resposta a população e o Jornal Conexão Tocantins, comunica que o Município encontra-se em deliberação com os órgãos responsáveis, inclusive o Ministério Público Estadual, e somente após essa interlocução daremos um posicionamento definitivo. Desde já, agradecemos!

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...