Economia
Procon realiza ações em alusão ao Dia Mundial do Consumidor
Imagem da notícia

Em comemoração ao Dia Mundial de Defesa do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, o Procon realiza uma programação especial até o próximo dia 30. Devido a pandemia da Covid-19, todas as atividades serão online.

Durante as atividades, será abordada a relação de consumo entre fornecedor e consumidor. Educação para consumo; orientações financeiras; noções sobre o Código de Defesa do Consumidor e direitos básicos.

Na segunda-feira, 15, às 9h, no canal do Youtube da Unitins, acontece o lançamento do projeto “Educação Financeira, Consumo Consciente e Prevenção de Endividamento”, aos servidores estaduais. Este projeto acontece por meio do esforço entre os órgãos estaduais envolvidos.

“Um dos objetivos é proporcionar condições para tomada de decisão consciente e assertiva em relação ao cenário financeiro atual. Assim como informar sobre produtos, serviços financeiros e esclarecer sobre as modalidades de empréstimo consignado e suas consequências”, explica Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

Mutirão de negociação

Para o consumidor que está com dívidas em instituições financeiras, ainda no dia 15, será lançado o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“ e acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br. A ação é uma parceria do Procon Tocantins juntamente com a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), e acontece até o próximo dia 31 de março.

Palestras

Voltado para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc, serão ministradas palestras online com o tema “Eu e meu Dinheiro” com foco em educação financeira e consumo consciente” nos dias 16 e 17 de março, às 19h. A ação de conscientização, são para os alunos de Palmas e Gurupi.

Webinário

 Já no próximo dia 30, acontece um seminário online para os acadêmicos do curso de direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Faculdade Serra do Carmo (Fasec), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e de Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica).

Com o tema “Os desafios para a Defesa do Consumidor”, a palestra será ministrada pelos advogados Simone Magalhães e Vitor Guglinski que vão abordar teses jurídicas.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...