Economia
Feira da Economia Solidária de Palmas expõe produtos até este domingo
Foto: Lia Mara
Lia Mara

A Feira da Economia Solidária acontece em Palmas desde sexta-feira, 5, e será encerrada neste domingo, 7, na Feira da 304 Sul, das 16 às 22 horas. A feira faz parte do Projeto Desenvolve Palmas, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), em parceria com o Ministério do Trabalho e tem o objetivo de fortalecer e fomentar a economia solidária e empreendimentos coletivos na Capital.

Uma das expositoras da feira, a empreendedora Liliani Bernaldo Costa resume sua experiência em gratidão. "Resumo tudo em gratidão!”. Ela conta que bem no início da pandemia do novo coronavírus estava precisando de um novo trabalho para reforçar a renda familiar, quando ficou sabendo do projeto. “Procurei a Secretaria e por conta da pandemia, acreditei que não seria possível ser atendida rapidamente. Mas poucos dias depois recebi uma ligação, pra retornar a Sedem, quando fui orientada a formar meu grupo. Na sequência recebemos quatro máquinas de costura, com as quais produzimos nossos materiais”, disse.

Moradora do Bairro Moradora do Sol, em Taquaralto, Liliani Bernaldo é mãe de dois filhos e além da costura, também é prestadora de serviços para um hospital, em Palmas. “Hoje, além da prestação de serviços, e das costuras do projeto, também aceito trabalhos particulares, o que ajuda a reforçar a renda de minha família”, afirma.

A coordenadora do Desenvolve Palmas, Soraya Campos Bárbara, explica que o Projeto atende 25 empreendimentos, que são beneficiados com doação de equipamentos, ofertas de cursos e capacitações e que visa geração de emprego e renda para as famílias atendidas.

“Atualmente atendemos 25 empreendimentos, que beneficiam cerca de 90 famílias. São empreendedores em diversas áreas, a exemplo de confecção, artesanato, apicultura, piscicultura, alimentação, dentre outros”, explica a coordenadora.

Ela diz também que no período da pandemia o acompanhamento dos beneficiários foi realizado remotamente. “Nossa preocupação era que alguém desistisse, mas graças a Deus isso não aconteceu”, comemora.

Sobre o projeto de Liliani, Soraya classifica como um caso de sucesso. “O trabalho de Liliani é um dos casos que sempre temos satisfação de apresentar, porque ajudou a ela e mais duas mulheres a terem sua própria renda. Iniciou durante a pandemia e segue firme; inclusive uma das produções desse período foi a de máscaras de proteção”, falou.

Música

Além das barracas dos expositores, a Feira da Economia Solidária contará com apresentações artísticas. O cantor Dorivã – Passarim do Jalapão considera a feira um evento muito importante e simbólico dessa retomada econômica, no momento em que Palmas começa a sair da crise sanitária da Covid-19.

“Depois deste período creio que todo mundo já estava ansioso para voltar a trabalhar. E assim como os artesãos, nós artistas fazemos parte dessa economia produtiva e também queríamos voltar ao trabalho. Esta feira é muito importante para os expositores e este palco muito importante pra mim; porque eu faço música local, com identidade regional e é uma oportunidade de também expor meu trabalho nessa feira linda”, comentou. (Secom Palmas)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...