Meio Ambiente
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos participa de mutirão de limpeza das praias do Lago de Palmas
Foto: Marcel de Paula
Marcel de Paula

Cerca de 300 kg de resíduos foram retirados das águas do Lago de Palmas numa ação conjunta realizada no último sábado, 19, por meio do programa Rios +Limpos, do Ministério do Meio Ambiente. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foi parceira da ação, que reuniu 116 voluntários, incluindo mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Tocantins.

Para a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, ações como essa são muito valiosas para conscientizar a população sobre a necessidade do descarte correto dos resíduos. “É fundamental que a população entenda que cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade e isso inclui o uso sustentável e consciente das nossas praias e águas. Essa é uma das mensagens que queremos transmitir, com essa ação de educação ambiental tão importante”, afirmou. A diretora representou a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, que cumpria agenda institucional em Manaus (AM), na ação.

Todo o resíduo recolhido das margens e águas do lago foram destinados à Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan), que realizou a triagem e separação do material para reciclagem e destinação correta. O diretor financeiro da Cooperan, Eusifran Abreu Neves, ressaltou que, “além da conscientização e do benefício para o meio ambiente, muita gente depende desse material para o seu sustento, então é vantagem também para a cooperativa”.

Foram parceiros na ação em Palmas, além da Semarh, o Exército Brasileiro, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Fundação de Meio Ambiente de Palmas (FMA), a Marinha do Brasil, a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), a Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan) e a Associação dos Proprietários de Catamarã.

Rios+Limpos

O programa Rios +Limpos tem como objetivos: fomentar ações que promovam a despoluição dos rios e a melhoria da qualidade das águas; incentivar a realização de ações de limpeza e coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais; promover ações para fomentar a implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais; fomentar ações que visem ao reuso de efluentes no país; e disponibilizar dados e informações sobre a qualidade das águas e efluentes, promovendo a melhoria contínua da gestão.

Lançado há seis meses, o programa já mobilizou 775 voluntários, percorreu 141 quilômetros os rios Cuiabá, Araguaia, Tocantins, Paraíba e Pacaás Novos, e coletou de mais de 18 toneladas de resíduos. A iniciativa é um eixo da Agenda de Qualidade Urbana, coordenado pela Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...