E-Commerce
E-commerce brasileiro deve faturar mais de R$ 224 bilhões em 2025
Foto: Freepik
Freepik

O e-commerce brasileiro segue em ritmo acelerado e promete mais um ano de resultados expressivos. Com a projeção de crescimento de 10% em relação a 2024, o setor deve faturar R$ 224,7 bilhões em 2025, representando um incremento de quase R$ 20 bilhões em apenas um ano. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Veja abaixo os principais dados do relatório: 

  • Crescimento contínuo: em 2025, a expectativa é que o país alcance o 8° ano consecutivo de expansão do setor. Desde 2018, este avanço é impulsionado principalmente pela transformação digital e mudanças nos hábitos de consumo.
     
  • Aumento no ticket médio: a previsão é de um crescimento de 4,7%, alcançando R$ 515,80.
     
  • Mais compradores: onúmero de consumidores deve crescer e chegar a 94 milhões, três milhões a mais do que em 2024.
     
  • Mais transações: o volume de pedidos deve crescer 5%, totalizando 435 milhões de compras online.

“Os números mostram como o e-commerce já se consolidou como uma parte essencial do varejo brasileiro. A integração de estratégias inovadoras, como a personalização da experiência do cliente e a implementação de programas de benefícios, tem contribuído para o crescimento do setor”, comenta Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo.

Omnichannel: o novo padrão de consumo

Para Eduardo, os varejistas precisam investir em estratégias que fortaleçam a presença no digital e ampliar o contato com os consumidores, para gerar novas oportunidades de negócios.

“O investimento em canais omnichannel tem se destacado como essencial para oferecer aos consumidores uma jornada de compra mais integrada. Isso significa que a experiência de comunicação do cliente no meio online deve ser equivalente à de umaloja física”, explica o executivo.

Retail media: a nova fronteira do marketing digital

Uma das estratégias-chave recomendadas por Eduardo é o retail media, que permite expandir e diversificar ainda mais os anúncios no ambiente digital.

Vantagens do retail media: 

Personalização: utilizando dados do relacionamento no e-commerce, varejistas podem direcionar promoções com maior afinidade para seus clientes.

Canais integrados: a conexão entre espaços online e offline proporciona uma experiência de compra mais fluída e imersiva.

Renda extra: o retail media possibilita novas fontes de receita, com anúncios estratégicos, como marketplaces, aplicativos e outras plataformas digitais.

Segundo o relatório Latin America Retail Media Trends 2024, da Emarketer, foram investidos R$ 3,8 bilhões nessa modalidade em 2024. “A expectativa é de que esse valor cresça de forma significativa nos próximos anos”, conclui Eduardo. (Com informações CDI)

Veja Também

Com oficinas e rodas de conversa, o encontro trabalhou dois eixos principais: comunicação e incidência política. No primeiro, jovens...
O filho do ex-presidente é denunciado por atentar contra a soberania do país ao articular “sanções ao Brasil”, em três representações do...
O encontro reunirá representantes das regionais de Araguaína, Pedro Afonso, Divinópolis, Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Dianópolis...
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, justifica que a mudança proposta pela MP garante mais eficiência no processo de compra...
Receber a COP30 é também uma oportunidade histórica para dar a Belém a visibilidade que merece dentro do próprio país, evidenciando...
De acordo com William Kratochwill, analista da pesquisa, os dados mostram um mercado de trabalho aquecido e resiliente, com redução da...
Os recursos do programa serão destinados à execução de obras como melhorias no Hospital Geral de Araguaína e no Hospital Geral de...
Ao lado de milhares de romeiros, o governador celebrou a festividade, reforçando a importância da valorização cultural...
Com execução do Escritório do MinC no Tocantins, o encontro tem como foco principal oficinas para implementação da...
Temporariamente, Kevin Philips assumirá as responsabilidades pela região da América Latina. Um sucessor para o cargo será...