Estado
II Fórum do TCE chega ao fim após capacitar mil gestores e técnicos

Durante sete dias, gestores e servidores estaduais receberam treinamento e orientações, no II Fórum de Controle do Tribunal de Contas, de como realizar uma gestão eficiente. Na última oficina do evento, encerrado nesta sexta-feira, 1º, os participantes conheceram uma novidade: a partir de hoje, todas as licitações e serviços de engenharia feitos pelo Estado devem ser cadastrados no SICAP – LO, Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública - módulo Licitações e Obras, ou seja, o envio passa ser executado de forma eletrônica, pela internet, “Isso vai facilitar muito o trabalho dos responsáveis por licitações, já que agiliza o encaminhamento das informações ao Tribunal”, explica o coordenador de Atos, Contratos e Convênios do TCE, Paulo Henrique Guimarães.

A diretora do Instituto de Contas 5 de Outubro, Dagmar Gemelli, fez um balanço positivo do Fórum e agradeceu o envolvimento do público: “Os jurisdicionados atenderam o nosso chamado e demonstraram o compromisso sério que têm com os recursos públicos, participando efetivamente das oficinas e palestras”.

O II Fórum de Controle do Tribunal de Contas capacitou cerca de 1000 gestores e técnicos de órgãos e poderes estaduais. Foram cinco oficinas ministradas por servidores do TCE com temas voltados à administração pública, como controle interno e prestação de contas.

SICAP

A 5ª oficina “SICAP - Sistemas de Controle e Auditoria Pública – Licitações e Obras do TCE-TO” foi direcionada aos técnicos responsáveis por controle interno, jurídico, comissão de licitação de todos os órgãos estaduais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

No encontro desta manhã, os servidores conheceram o SICAP – LO, que, a partir de hoje, vai tornar digital o envio dos dados sobre procedimentos licitatórios. As remessas virtuais apressam o planejamento de auditorias e acompanhamento das fiscalizações feitas pelo Tribunal.

Antes, o procedimento era feito por meio de processos físicos, “o que gerava muito gasto de papel e outros materiais de consumo”, conta o chefe de assessoria jurídica da Secretaria de Comunicação, João Paulo Rodrigues. “Agora, o SICAP – LO vai otimizar as despesas e trazer benefícios também para o meio ambiente. Além disso, a interação do Tribunal com a gestão pública será ampliada, já que estaremos em contato sempre para esclarecer dúvidas”, enfatiza.

Fonte: Assessoria de Imprensa/TCE

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...