Campo
Senadora Kátia Abreu e membros da COAPA se reúnem com Siqueira
Foto: Frederick Borges
Frederick Borges

A senadora Kátia Abreu (DEM) acompanhou o produtor rural Edmar Correa de Oliveira, presidente do Sindicato Rural de Pedro Afonso, e os representantes da COAPA – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins em audiência com o governador Siqueira Campos. Participaram os Conselheiros da Coapa, Virgílio Amaral, Moacir Catabriga, Evanis Roberto Lopes, José Edgar Castro Andrade e Ricardo Khouri, presidente da OCB/TO – Organização das Cooperativas do Brasil e do SESCOOP/TO – Sindicato das Cooperativas. No encontro, eles solicitaram proposta de renegociação de dívida contraída pela Cooperativa junto ao Governo do Estado e ao Banco do Brasil, quando instalou o projeto no Município de Pedro Afonso para produção de soja.

O valor da dívida, segundo Virgílio Amaral, conselheiro da Coapa, ainda está sendo levantado. “Nós poderemos fazer uma proposta conjunta com o Governo, porque nossa intenção é pagar para obtermos incentivos”, garantiu Virgílio.

O governador Siqueira Campos disse aos produtores que o Governo não colocará dificuldade em trabalhar em parceria, mas enfatizou a importância em gerenciar a cooperativa com a preocupação em manter a credibilidade da entidade. Siqueira Campos lembrou que o PRODECER foi iniciado em sua gestão através do Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento dos Cerrados, prevendo a necessidade de agregação de valor à produção da soja no Estado.

Os produtores saíram satisfeitos da reunião e aguardam levantamento da Secretaria da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário sobre o endividamento da Coapa para a continuidade da discussão. O Governador determinou à equipe que este levantamento seja feito o mais rápido possível.

PRODECER III - Em fase de implantação do projeto, o programa cobre uma área que corresponde a 80 mil hectares nos estados do Maranhão e Tocantins. O investimento para a fase inicial foi de US$ 138 milhões. Os últimos acertos para o plano de expansão do projeto, atingindo os Estados do Piauí, Pará e Rondônia, foram concluídas no final do mês de abril de 1997 pelo Ministério da Agricultura. Para o PRODECER III foram destinados US$ 850 milhões, 60% do custeio do programa virão do governo japonês e o restante será de responsabilidade do governo brasileiro.

Fonte: Secom

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Edmar Correa de Oliveira

Evanis Roberto Lopes

Ministério da Agricultura

Moacir Catabriga

Ricardo Khouri

Sindicato Rural de Pedro Afonso

Siqueira Campos

Virgílio Amaral