Polí­tica
Kátia Abreu apresenta propostas para setor agropecuário para Dilma Rousseff

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, reuniu-se na noite desta terça-feira (23/8), no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presidente da República, Dilma Rousseff, para apresentar uma proposta de política agrícola voltada para a renda dos produtores rurais e para a estabilidade da produção de alimentos no País.

Acompanhada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro, a presidente Dilma manifestou seu apoio às mudanças necessárias ao setor. Esta nova proposta vem sendo construída pela CNA desde 2008, em conjunto com os ministérios da Agricultura e da Fazenda. Durante a audiência, a senadora Kátia Abreu defendeu a necessidade de uma política agrícola que leve em consideração as características atuais do setor agropecuário, garantindo o acesso do maior número de produtores.

Outro tema tratado com a presidente Dilma Rousseff foi a necessidade de investimentos em logística de transporte do chamado Arco Norte. Segundo a senadora Kátia Abreu, “esses investimentos são essenciais para garantir a expansão da agropecuária na região Centro-Oeste e do chamado Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia)”. Explicou que houve uma mudança na geografia da produção agropecuária nos últimos anos: as regiões agrícolas localizadas no Norte e Nordeste, metade norte da região Centro-Oeste e norte do Estado de Minas Gerais produziam, em 2001, apenas 32% da produção nacional de milho e de soja. Hoje, essas regiões colhem 52% do total produzido no País.

No entanto, os sistemas do norte do País respondem por apenas 16% do escoamento destes grãos, enquanto os portos do Sul e do Sudeste continuam embarcando 84% das exportações. A presidente Dilma Rousseff convidou a senadora Kátia Abreu para apresentar as propostas de logística para o Centro-Norte, com destaque para as hidrovias da região, como as dos rios Teles Pires-Tapajós e Tocantins, no Conselho do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). (Ascom CNA)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...