Polí­tica
Com cargo à disposição, Bonifácio destaca que liderança de governo é decisão exclusiva da gestão
José Bonifácio líder do governo
José Bonifácio líder do governo

Depois de anunciar que colocaria o cargo de líder de governo à disposição, na última semana, o deputado estadual, José Bonifácio (PR) voltou a confirmar que, conforme antecipado pelo Conexão Tocantins, a liderança está a disposição do governo e que a definição sobre sua saída da liderança cabe exclusivamente ao governo do Estado. Segundo Bonifácio, contudo, ainda não existe nenhuma definição sobre reunião para deliberar sobre o assunto.

Enquanto a decisão de Siqueira Campos não sai, quem continua exercendo a difícil função de líder o governo na Casa de Leis, é o próprio deputado do PR. No entanto Bonifácio destacou que acredita que nenhuma definição deverá ser traçada até o início do ano que vem.

Em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta terça-feira, o deputado destacou que está tranqüilo com relação à definição do governo e que irá acatar qualquer que seja a decisão do governador. “Eu fico na liderança, na base governista, na oposição. Eu me acomodo de qualquer jeito”, disse. O deputado ainda frisou que, ao colocar seu cargo à disposição, ele se posicionou no sentido de poder deixar a liderança sem maiores prejuízos.

Troca-Troca

José Bonifácio é o segundo líder do governo Siqueira Campos na Assembleia Legislativa. O deputado assumiu depois da saída do deputado Freire Júnior (PSDB) que deixou o cargo por ser considerado moderado demais para a função. Caso defina pela saída de Bonifácio, o governo terá que nomear seu terceiro líder em um ano de Legislatura.

Se for levado em consideração que 12 deputados compõem a base governista na AL, pode-se dizer que, caso haja mais uma troca na liderança de governo, 25% dos parlamentares governistas terão passado pelo cargo até o final de 2011. No entanto, Bonifácio descartou possíveis ranhuras na imagem do governo com a rotatividade de nomes na função. Segundo ele poderia haver, inclusive, um “rodízio” maior de líderes de governo.

Dificuldades

Se Bonifácio sair da liderança do governo, o nome natural a assumir a função é o deputado Osires Damaso (DEM), por ser o vice-líder do governo na Casa. Contudo, é público no parlamento que o deputado não tem vontade de assumir a liderança de governo neste momento.

Entre os parlamentares, aliás, tem sido opinião recorrente a dificuldade que a base governista tem passado para conseguir uma unidade entre os deputados. O presidente da Assembleia, deputado Raimundo Moreira (PSDB) já havia frisado, na última semana, que “da forma como este grupo (de governo) está, nunca foi tão fácil fazer oposição”.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Assembleia Legislativa

José Bonifácio

Liderança de Governo

Osires Damaso

Raimundo Moreira

Siqueira Campos