
Desde o início da manhã desta segunda-feira, 17, mais de 150 trabalhadores rurais de nove municípios da região Norte do Tocantins estão acampadas à frente do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, em Palmas.
Os acampados reivindicam uma reunião com o superintendente do órgão, Ruberval Gomes, para entrega de uma pauta com diversas reivindicações. Entre estas, vistorias com projeto de viabilidade econômica em nove fazendas dos municípios de Araguaina, Piraquê, Carmolândia, Babaçulândia, Bernardo Sayão, Santa Fé, Nova Olinda; recursos para pagamentos de benfeitorias; demarcação de áreas; recursos para ampliação e reforma de casas; cestas básicas para acampamentos e homologação de áreas.
“Nós viemos fazer essa manifestação porque direto a gente vem aqui e somos enganados com promessas. Estamos aqui e queremos ser recebidos e tratados com respeito”, ressaltou o presidente da Associação dos Moradores do Brejão, Elieze Gomes Ferreira.
O presidente da Fetaet – Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura, Romão Vanderley, também acompanha a mobilização dos trabalhadores. “Estas famílias vieram porque querem uma resposta e estão sofrendo com a falta de apoio do Incra e do Governo. Estamos aqui para dizer que apoiamos as reivindicações dos trabalhadores e intermediar as negociações com o Incra”.
Representante dos trabalhadores na Assembleia Legislativa, o deputado estadual José Roberto Forzani (PT) foi chamado para uma reunião com os manifestantes. “Vamos acompanhar o andamento desta mobilização e também o andamento da pauta de reivindicações”, disse. Esta prevista uma reunião nesta terça-feira, 18, entre o superintendente do Incra, Ruberval Gomes, e os acampados.