Estado
Governo e sindicatos voltam a se reunir na próxima terça para discutir data-base
Imagem da notícia

O Governo do Estado e as entidades sindicais que representam os servidores públicos estaduais do Tocantins estão próximos de fechar um acordo sobre o pagamento da data-base (reposição da inflação) aos mais de 34 mil funcionários efetivos. Na próxima terça-feira, 15 de janeiro, uma nova reunião será realizada.

Nesta quinta-feira, na sala de reuniões no Palácio Araguaia, em reunião aberta pelo secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, o governo apresentou uma nova proposta aos servidores estaduais. Ao final da reunião, que foi comandada pelo secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas, o presidente do Sisepe - Sindicato dos Servidores Público do Tocantins, Cleiton Pinheiro, estimou que a chance de um acordo entre o governo e os sindicatos está em torno de 70%. Representantes de outros 16 sindicatos também participaram do encontro.

Agora, em um esforço orçamentário, o Estado propõe começar a aplicar o índice de 5,57% da data-base em apenas uma parcela, possivelmente na folha de abril, e o retroativo dividido em parcelas a serem pagas em 2013. Para os servidores com salários que ganham até três salários mínimos (talvez até cinco salários mínimos, a depender do acordo), o governo propõe o pagamento do retroativo em quatro parcelas, que se iniciaria na folha de abril ou na de maio. Já a forma de pagamento do retroativo das pessoas com salários maiores, será definida na reunião de terça-feira.

Antes, o governo propunha pagar a data-base em duas parcelas de 2,78%, sendo que a primeira só seria paga na folha de maio e a outra em setembro. Os retroativos seriam divididos em 12 vezes.

Segundo o secretário Eduardo Siqueira, o Estado está realizando todas as combinações de cálculos e possibilidades para pagar a data-base da melhor forma para os servidores, sem prejudicar a capacidade financeira do Governo. "Todos, tanto Governo quanto entidades sindicais, estão fazendo o máximo de suas possibilidades e mostrando para a sociedade que construímos uma mesa de negociação eficaz. Não tenho dúvidas de que chegaremos a um entendimento", afirmou Eduardo.

Estiveram presentes os representantes dos seguintes sindicatos: Sisepe – Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins; Sintras – Sindicato dos Trabalhadores em saúde do Estado do Tocantins; Sinpol - Sindicato dos Policiais Civis; Sindifiscal - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual; Sintet - Sindicato dos Trabalhadores em Educação; Simed – Sindicato dos Médicos; Seet - Sindicato os Trabalhadores em Enfermagem; Afopmeto - Associação Fraterna dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares; Asmir - Associação dos Sub-tenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiros Militar; Sindare - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual; Sindiperito - Sindicato de Peritos Oficiais; Sinpef  - Sindicato dos Profissionais da Educação Física; Sicideto - Sindicato dos Cirurgiões Dentistas e Associação Estadual de Cabos e Soldados. (Ascom SRI)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Afopmeto

Asmir

Data Base

Eduardo Siqueira Campos

Governo do Tocantins

Lúcio Mascarenhas

Palácio Araguaia

Seet

Sicideto

Simed

Sindare

Sindifiscal

Sinpef

Sinpol

Sintet

Sintras

Sisepe