Estado
Membros do CI-Lago discutem situação e reorganizam consórcio
Imagem da notícia

A situação atual do Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (CI-LAGO) foi um dos assuntos tratados na reunião realizada na tarde desta última terça-feira, 23, em Palmas. No encontro, organizado pela Superintendência de Assuntos Metropolitanos, também foi formada a nova coordenação do consórcio.

Além do presidente do CI-LAGO, prefeito Carlos Amastha, participaram da reunião os prefeitos de Porto Nacional, Otoniel Andrade; de Tocantínia, Muniz Araújo; de Ipueiras, Hélio Carvalho; de Lajeado, Márcia Carvalho, e de Miracema, Magda Borba. Também estavam presentes os secretários de Assuntos Jurídicos, José Roberto Gomes; de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino; de Agricultura, Roberto Saihum; e o procurador-geral do Município, Públio Borges Alves. 

Ainda na ocasião, foi apresentado o histórico do CI-LAGO e o prefeito Amastha destacou os objetivos e os benefícios para o desenvolvimento das ações do Consórcio, colocando-se à disposição para auxiliar na busca de recursos para exploração do lago.

“Precisamos mudar a visão do consórcio, voltada apenas para compensação, e ter uma visão mais atuante, com mais possibilidades. Para Palmas, temos pleiteado diversos recursos junto ao Ministério das Cidades e podemos fazer essa ponte por aqui para buscar recursos para o CI-LAGO também”, destacou o gestor municipal.

Presente à reunião, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino, falou da importância da união dos associados para o uso múltiplo do lago. “O pescado é o objetivo unânime que todos manifestaram interesse. Podemos expandir os rendimentos, de maneira que se torne significativa na economia do Estado”, ressaltou.

Formação

Ainda durante a reunião, foi formada a coordenação técnica do grupo, assumida por Agostinho Araújo Rodrigues Júnior e Marcos Aires. Davis Miranda assumiu o administrativo e Itamar Xavier ficou como técnico responsável.

A próxima reunião está prevista para acontecer na terceira semana do mês de maio, quando será formado o conselho fiscal e discutidas alterações no estatuto.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Carlos Amastha

CI Lago

Hélio Carvalho

Ipueiras

José Roberto Gomes

Lajeado

Magda Borba

Miracema

Muniz Araújo

Otoniel Andrade

Porto Nacional

Públio Borges Alves

Roberto Sahium

Tiago Andrino

Tocantínia