Polí­tica
Lelis critica Sandoval Cardoso por colocar em pauta projeto que cria região metropolitana de Palmas sem passar pelas comissões

Em discurso proferido na tribuna da Assembleia Legislativa do Tocantins na manhã desta sexta-feira, 27, o deputado Marcelo Lelis (PV), acusou o presidente da casa, Sandoval Cardoso (SDD), de atropelar o processo de tramitação do projeto de lei que cria a região metropolitana de Palmas, colocando o projeto em votação sem antes passar pelas comissões. Num processo normal, conforme prevê o trâmite normal das matérias, o projeto passaria pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Desenvolvimento Urbano, que tem a prerrogativa de analisar a constitucionalidade e o mérito do projeto.

Segundo Lelis, com a votação do projeto sem a discussão do mérito, a Assembleia, vive “um dos momentos mais tristes de sua história, pois o presidente Sandoval Cardoso, passou por cima do que é mais sagrado na casa, que é o direito dos deputados e as partes envolvidas debaterem os projetos nas comissões”.

Sandoval, de acordo com Lelis, atropelou o processo de tramitação normal de matérias na casa, colocando o projeto em votação sem passar pelas comissões”. Lelis alegou também, que “oficiou todos os prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores dos municípios envolvidos para que eles participassem dos debates, e que nesse momento, a casa se agacha, ao votar um projeto sem discutir nas comissões nem ouvir os prefeitos e vereadores”.

Antes de se abster da votação que culminou na aprovação do projeto, Lelis criticou a atitude de Sandoval e sugeriu aos colegas que se abstivessem de votar. “Vossa excelência está usando toda a força para colocar essa matéria em votação, está atropelando o processo de tramitação das matérias nessa casa, então eu sugiro aos nobres pares que se abstenham de votar nesse projeto”, disse.

Lelis disse ainda que irá oficializar todos os prefeitos e vereadores, novamente, "agora, porém, explicando as razões e a forma que vossa excelência colocou a matéria em pauta, pergunto a vossas excelências, como vocês irão votar uma matéria sem conhecer, ninguém conhece a matéria, e por uma razão simples, porque ela não foi debatida”, declarou.

Entenda

O projeto teve como relator o deputado Amélio Cayres (SDD), que encaminhou a matéria para o parecer da procuradoria da casa, como a procuradoria não devolveu no prazo de 45 dias, o presidente Sandoval Cardoso resolveu incluir o projeto na ordem do dia sem a tramitação nas comissões e sem o parecer do relator.

O projeto foi aprovado com 15 votos a favor, dois contra e quatro abstenções.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Amélio Cayres

Assembleia Legislativa

Comissão de Constituição e Justiça

Comissão de Desenvolvimento Urbano

Marcelo Lelis

Sandoval Cardoso