Polí­tica
Depois dos embates na aprovação do PL da região metropolitana de Palmas, comissão de ética deverá ser criada na AL
Imagem da notícia

Os embates nos bastidores e no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins durante a aprovação do Projeto de Lei do executivo estadual que trata da criação da Região Metropolitana de Palmas, na semana passada, deve produzir como efeito colateral a criação da Comissão de Ética na Assembleia Legislativa assim que a Casa de Leis voltar do recesso parlamentar em fevereiro.

O presidente da Casa de Leis, deputado Sandoval Cardoso, estaria insatisfeito com a forma como deputados de oposição se portaram no decorrer da votação do projeto. Na ocasião os deputados reclamaram que o presidente colocou o projeto em votação no plenário sem que o mesmo passasse pela análise e discussão nas comissões da casa. O deputado José Roberto Forzani (PT), inclusive, chegou a dizer que Sandoval envergonhava a Casa de Leis e, nos bastidores, teria dito que o presidente é um "moleque". Esta última afirmação teria levado Sandoval a tomar satisfação com o colega, que, diante da situação tensa, negou o dito. Já o pevista Marcelo Lelis disse que a Assembleia estava agachada ao votar o PL sem discussões.

Segundo um deputado da base governista a oposição agiu com sensacionalismo na ocasião e queria apenas tumultuar já que o projeto é de interesse coletivo. “Foram oportunistas”, disse.

O projeto foi aprovado na oportunidade com 15 votos favoráveis, 2 votos contrários dos deputados Freire Junior (PV) e José Roberto (PT), sendo que 4 deputados se abstiveram de votar (Marcelo Lelis (PV), Amália Santana (PT), Eli Borges (PROS) e José Augusto Pugliesi (PMDB) ). O Plenário da Casa é composto por 24 deputados.

Presidente

Em entrevista ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, 30, o presidente Sandoval Cardoso confirmou que ficou muito chateado com a forma como foi tratado por alguns colegas e confirmou que pretende colocar em pauta a criação da Comissão de Ética. Segundo ele a comissão consta no Regimento Interno da Assembleia e já deveria ter sido criada.

Votação do Projeto

Sandoval explicou que o projeto da criação da Região Metropolitana de Palmas já estava na Casa de Leis há 79 dias e, segundo o regimento, após 45 dias poderia ser levado a plenário para votação. Ele explicou que o governador tem viagem internacional marcada para o começo de janeiro na qual irá apresentar a investidores, projetos de transporte e mobilidade urbana nos municípios que compõem a Região Metropolitana, e, para isto, precisa do PL aprovado para apresentar aos investidores.

O presidente informou, entretanto, que a aprovação do Projeto de Lei não impede que no futuro possa se apresentar um projeto de emenda modificativo. Ainda segundo Sandoval, a reclamação dos deputados contrários não se justifica, pois tomaram conhecimento da matéria através de cópias que lhe foram entregues e protocoladas há 79 dias. “Assim que a gente recebe a matéria do executivo, TJ (Tribunal de Justiça), ela é lida no expediente e publicada no Diário da Casa, cada deputado assina a matéria”, disse o presidente, completando: “não cabe falar que estou atropelando, que a casa está agachada, isto é faltar com a verdade, se eu estivesse errado era só entrar na justiça”, concluiu.

Abrangência da Região metropolitana

Os municípios que compõem a Região Metropolitana de Palmas, além da capital são: Lajeado, Miracema do Tocantins, Tocantínia, Miranorte, Monte do Carmo, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Fátima, Ipueiras, Porto Nacional, Pugmil e Silvanópolis.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Amália Santana

Assembleia Legislativa

Comissão de Ética

Eli Borges

José Augusto Pugliesi

José Roberto Forzani

Marcelo Lelis

Projeto de Lei

Recesso Parlamentar

Região Metropolitana de Palmas

Sandoval Cardoso