Meio Ambiente
Animais silvestres resgatados ganham novo local para receber cuidados em Araguaína
Imagem da notícia

Os animais silvestres resgatados pelos órgãos ganham novo local para receber cuidados até que estejam aptos para serem devolvidos à natureza. Em dezembro do ano passado o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) firmou parceria com a Companhia Independente de Policia Militar Rodoviária Ambiental (Cipra) e estruturaram o primeiro Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Estado. Localizado no 2º Pelotão da Cipra no município de Araguaína, a unidade já recebeu nestes primeiros meses, mais de 100 animais, e no momento conta com 75 alojados, o que é a capacidade máxima do local.

Sob a supervisão do Naturatins e a parceria da Cipra, o primeiro Cetas do Tocantins conta com 11 recintos, internação e gaiolas para recepção e tratamento de animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, vítimas de atropelamento, queimadas, transporte ilegal, e também aqueles mantidos em cativeiros domésticos como animais de estimação de forma irregular. Estes recintos estão aptos a receberem animais de qualquer porte e espécie dentro dos padrões do Ibama e desde que de forma provisória.

Quanto à estrutura, a unidade conta com atendimento médico-hospitalar, recintos adequados e equipe técnica treinada para manipular e cuidar dos animais durante o período necessário para sua recuperação, tratamento, reabilitação e possivelmente reintrodução ao meio ambiente.

Segundo o levantamento do departamento de fauna do Naturatins, grande parte dos animais que são encaminhados ao Cetas é proveniente de apreensão ou resgates realizados pelo Naturatins e demais parceiros ambientais, através de denúncias e entregas espontâneas por parte de pessoas que os criavam em cativeiro.

Ao chegaram ao centro, os animais recebem os cuidados de um biólogo e uma veterinária, esta cedida pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Além desses, a iniciativa recebe ainda trabalhos voluntários de profissionais, clinicas e de estudantes do curso de Veterinária e Biologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Araguaína.

Para a veterinária responsável pelo Núcleo de Fauna do Naturatins, Graziela Alves Pacheco, “a proteção da fauna nativa é necessária como forma de sensibilização, instrução da sociedade e também as ações intensivas de fiscalização ostensiva a fim de coibir a caça, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres”, relatou.

Investimentos

A unidade foi readequada e tem como custo mensal em alimentação e medicamento dos seus hóspedes a quantia de R$ 5 mil. Porém grande parte dos trabalhos é desenvolvida por voluntários, também por meio de doações de frutas e verduras de parceiros locais.

Diante da grande quantidade de animais que chegam ao Cetas à proposta é construir mais recintos para receber e dar mais comodidade. Outra expectativa é a construção de um Cetas em Palmas, que está prevista para iniciar as obras ainda este ano, assim que o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) fizer o memorial descritivo da área no Centro Agroteconológico de Palmas. “A intenção é conseguir manter as duas unidades, uma vez que estão distantes e assim descentralizar a recepção e até mesmo a soltura destes animais”, frisou Pacheco.

Parcerias

Antes da parceria com a Polícia Militar, estes animais eram destinados ao Projeto Aratama, localizado no município de Presidente Kennedy – TO, por meio do convênio firmado com o Instituto Ecos do Cerrado, ou ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras) da Cipra de Araguaína, Nestes locais os animais recebiam os devidos cuidados até serem devolvidos à natureza, ou destinados a outros locais.  Com o fim do convênio com o IECOS, no final do ano passado, o órgão buscou apoio da Cipra, para juntos readequarem o local e instalar o primeiro Cetas para a recepção desses animais. (Ascom Naturatins)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Adapec

Araguaina

Cetas

Cipra

Graziela Alves Pacheco

Itertins

Naturatins