Estado
Mutirão de juizados especiais começa nas regiões Central e Sul de Palmas
Imagem da notícia

Os juizados especiais Cível da região Central e Cível e Criminal da região Sul de Palmas iniciaram na manhã desta terça-feira (22/4) mutirão previsto para ocorrer em todas as unidades até o mês de maio na Capital. As audiências estão são realizadas no 1º piso do Fórum, onde está localizado o Juizado Especial Central e Criminal e no Juizado Especial Cível e Criminal da Região Sul, na quadra 1.006 Sul, Avenida LO 23, Lote 10.

A manhã do primeiro dia de mutirão foi marcada pela tranquilidade e organização. A ação, que tem o envolvimento dos juízes titulares dos juizados especiais, dos juízes e servidores do Núcleo de Apoio às Comarcas - Nacom e demais designados pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, por meio de Portaria, está agradando aos jurisdicionados que aguardavam por audiência.

O corretor de imóveis Alleildo Martins Ferreira teve o seu processo inserido no mutirão e se surpreendeu com a realização da audiência que não tinha previsão para 2014. "Foi uma surpresa boa, estava no trabalho e vim correndo para não perder essa oportunidade", afirmou. Sandra Ferreira Dornelles foi outra beneficiada, "eu não sabia nem quando ia ser agendada a audiência, não tinha previsão e fiquei muito feliz de já estar sendo realizada".

Para a advogada de dona Sandra, Delícia Feitosa Ferreira, que teve 5 processos inseridos no mutirão, a ação é de suma importância. "O mutirão é muito bom porque o número de processos nos juizados é cada vez maior. Essa mobilização ajuda com certeza", declarou.

Muitas das audiências já estão sendo sentenciadas. Em 30 minutos o professor Ovídio Ricardo Dantas Júnior teve seu problema judicial resolvido, "estou feliz, a celeridade é muito importante para quem espera por justiça", disse o jurisdicionado. A sentença dos processos do professor foi dada pela juíza Odete Batista Dias Almeida, "estamos todos mobilizados, se preciso iremos entrar o horário de almoço para cumprir com todas as audiências. A ideia é prestar a tutela jurisdicional", garantiu.

Uma das coordenadoras do mutirão, a juíza Flávia Afini Bovo, que também é gestora da Meta 2 do CNJ (que visa aos juizados especiais julgar todos os processos com entrada até 31 de dezembro de 2011), é importante que todas as partes verifiquem os horários e locais de suas audiências para não perderem a oportunidade. "O objetivo do mutirão é atender ao jurisdicionado, é fazer uma melhor prestação jurisdicional. É fazer com que essa pessoa que está precisando do Judiciário não fique aguardando tanto tempo  por uma audiência. Então, que as partes venham, que compareçam, isso é muito importante, se não terão que aguardar uma próxima audiência que possivelmente só ocorrerá no próximo ano", reforçou a juíza.

Ao todo estão previstos para serem julgados 690 processos durante a mobilização. A ação tem coordenação conjunta da juíza Flávia Afini Bovo, do juiz Rubem Ribeiro de Carvalho, coordenador dos juizados especiais e do Núcleo de Apoio às Comarcas - Nacom, coordenado pelo juiz Océlio Nobre.

Cronograma

Seguindo um cronograma pré-estabelecido pelos juízes entre os dias 22 e 25 de abril o mutirão acontece nos juizados Cível Central, Cível e Criminal da região Sul da Capital. Já entre os dias 5 e 9 de maio a mobilização será realizada nos juizados Cível e Criminal de Taquaralto. E fechando a ação, entre os dias 20 e 30 de maio os esforços estarão concentrados nos juizados Cível e Criminal da região Norte de Palmas.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Delícia Feitosa Ferreira

Flávia Afini Bovo

Juizado Especial Cível

Océlio Nobre

Odete Batista Dias Almeida

Ovídio Ricardo Dantas Júnior

Rubem Ribeiro de Carvalho