Saúde
Promotores de Justiça fazem inspeção no Hospital Geral de Palmas

A procuradora-geral de Justiça do Tocantins, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, expediu a portaria 513/2014, que determinou inspeção no Hospital Geral de Palmas (HGP) para apurar denúncias de vencimento de medicamentos, materiais e insumos por falta de controle no armazenamento e distribuição, bem como o excessivo pagamento de plantões extras. 

Na manhã desta quarta-feira, 30, os promotores de Justiça, Maria Roseli de Almeida Pery e Adriano César Pereira das Neves, com atribuições nas áreas de defesa dos direitos à saúde e responsabilização por improbidade administrativa e criminal, respectivamente, realizaram uma inspeção no HGP. Na ocasião foi questionada a produtividade médica dentro da jornada de trabalho. Nesta quinta-feira, 31, serão instaurados dois procedimentos investigatórios pela promotoria de patrimônio público para apurar as denúncias. 

Os promotores se reuniram com representantes da Secretaria Estadual de Saúde e do HGP, os quais justificaram a falta de um sistema de controle do estoque regulador, fato esse que contribui com a ocorrência de vencimentos de materiais, medicamentos e insumos.

Os representantes do Poder Público justificaram o excessivo pagamento de plantões extras em razão do número reduzido de profissionais de saúde concursados para atender a demanda hospitalar, o que obriga o Estado a fechar a escala dos hospitais com plantões extras. 

“É imprescindível que o Estado adquira sistema informatizado de gestão hospitalar, integrando toda a rede de hospitais, do contrário, o Estado continuará refém das empresas que controlam o sistema por meio de locação ou terceirização da gestão. Somente dessa maneira o Poder Público terá autonomia para evitar danos dessa natureza, bem como, avaliar o desempenho da produtividade médica”, Disse Maria Roseli. 

A promotora também afirma que é urgente e necessário a realização de concurso público para profissionais de saúde, do contrário, o Estado continuará sendo “sangrado” com o pagamento de plantões extras. O valor de cada plantão de 24h corresponde a cerca de 1/3 do salário mensal do médico.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Adriano Cesar Pereira das Neves

Hospital Geral de Palmas

Maria Roseli de Almeida Pery

Secretaria Estadual de Saúde

Vera Nilva Álvares Rocha Lira