Turismo & Lazer
Missão de Avaliação do Prodetur percorre TO-030 e atrativos no Jalapão assina ata de avaliação do programa
Imagem da notícia

Técnicos estiveram no Jalapão na última semana, percorrendo a área e atrativos e, principalmente, analisando in loco a viabilidade de continuidade de construção da TO-030, trecho Novo Acordo a São Félix. A implantação da rodovia é a principal obra do Programa de Desenvolvimento do Turismo-Prodetur, financiamento pleiteado pelo Governo do Estado num total de U$ 120 milhões. “Uma estrada indutora do desenvolvimento do Jalapão”, afirmou Bruno Nadalutti, executivo do setor público do escritório da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina no Brasil, e participante da Missão de Avaliação do Prodetur.

Os executivos foram acompanhados pela presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), Adriana Ramos, vice-governador Tom Lyra, o presidente do Prodivino, Isamar Ribeiro e engenheiros da Agência de Transportes e Máquinas. Também na comitiva a responsável pelo Prodetur no Tocantins, geógrafa Maria Antonia Valadares e o Assessor Jurídico do Prodetur, Paulo Leniman e do turismólogo do Naturatins, Marcelo Henrique Rodrigues.

A pavimentação asfáltica da TO 030 deve ser o marco impulsionador do fluxo turístico e econômico do Jalapão, diz a presidente Adriana Ramos, facilitando o transporte e acesso às comunidades locais e viabilizando o ordenamento do Pólo Turístico. Quem acreditou no sucesso do turismo no Jalapão já está tendo retorno como o empresário Lúcio Flavo Marini, que está inaugurando em breve o “Ecolodge Catedral do Jalapão”, construído nos moldes de safári ecológico internacional; e o dono do camping e restaurante “Beira da Mata”, Emivaldo Rufo, em Mateiros, ambientado em área ambientalmente correta e já operando com agências de turismo parceiras. A presidente da Adtur considerou muito importante a presença de empresários da “Reaja Jalapão”-Rede de Empresários de Turismo no Jalapão, que se deslocaram para interagir com a Missão.

O prefeito de São Félix, Marlon Rodrigues acompanhou a expedição em todo o trajeto a partir de Novo Acordo e levou a Missão de Avaliação do Prodetur a conhecer o local onde vai ser implantado o Parque Ecológico do Alecrim, com construção da Orla às margens do rio Novo e o Fervedouro do Alecrim, que receberá acesso padronizado. Os dois atrativos estão na relação de obras de infraestrutura turística e de equipamentos no Prodetur referente ao Jalapão, além do acesso às Dunas, do projeto de ecoturismo de base comunitária nas comunidades quilombolas do Prata e Mumbuca. Também contempladas a sinalização indicativa e turística, o Programa de Qualificação dos empreendimentos e serviços turísticos.

O presidente do Naturatins, Stalin Beze Bucar Junior, recepcionou os executivos e representantes do Governo no Centro de Atendimento ao Turista,em Mateiros. Sua equipe apresentou videodocumentário sobre Unidades de Conservação no Jalapão e sobre a Rede Jalapão, que fomenta o empreendedorismo regional com artigos nativos. O Naturatins, a Semades, o Prodivino, Agetrans, Secretarias da Fazenda, de Representação do Governo em Brasília, de Planejamento e Modernização da Gestão Pública são órgãos governamentais diretamente ligadas ao Prodetur.

Na sexta-feira, dia 8, após quatro dias de trabalho, a Missão de Avaliação do Prodetur se reuniu na Secretaria Estadual da Fazenda para o fechamento dos trabalhos. Representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF e do Governo do Tocantins assinaram a Ata da Missão encarregada de avaliar o Prodetur. A assinatura contou com a presença dos integrantes da Missão, de técnicos e da presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, Adriana Ramos, além  do secretário da Fazenda, Marcelo Olímpio. O documento tem a finalidade deixar registrado entre as partes um diagnóstico do que foi visto, analisado e diagnosticado pela Missão em relação ao Prodetur. De acordo com o representante da CAF no Brasil, Bruno Nadalutti, foi bastante produtivo o trabalho da missão executado no Tocantins. “Permitiu que pudéssemos visualizar os caminhos a serem trilhados pelo Prodetur Tocantins”, adiantou ele, acrescentando que “a próxima etapa é a apresentação de alguns documentos por parte do Governo, a fim de que possamos dar seguimento aos demais processos”. 

Já a presidente Adriana Ramos agradeceu o empenho dos integrantes e da equipe da Adtur e da missão em prol do Turismo do Estado. Segundo ela, o Prodetur vai trazer o fortalecimento aos projetos do Governo, especialmente os que visam incentivar o Turismo. “A união de forças aqui representada nessa missão de avaliação é um salto para colocar o nosso Turismo em um patamar de concorrência com os grandes exemplos de desenvolvimento econômico e social e, principalmente, ao fortalecimento da atividade turística”, disse. 

 Missão

Chefiada pelo diretor representante do escritório da CAF no Brasil, Victor Rico, teve agenda diversificada, incluindo desde a abertura da Missão, na manhã do dia 5 último, no gabinete do Governador, prosseguindo com viagem aos pólos a serem beneficiados pelo Prodetur: Palmas, Cantão e Jalapão. Além de Rico, contou com os seguintes profissionais:  Bruno Nadalutti, Executivo Setor Público do Escritório da CAF no Brasil;  SintiaYanes, executiva principal de  Meio Ambiente;  Julian Suarez, executivo principal  de Projetos-Região Sul;  Santiago Caballero, executivo de Projetos-Região Sul e Christian Dunkerley, engenheiro da CAF. 

Entidades parceiras

Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur)

Secretaria de Representação do Estado em Brasília

Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans)

Secretaria da Fazenda

Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública

Naturatins

Prodivino 

Equipe CAF

Victor Rico - Diretor Representante do Escritório da CAF no Brasil

Bruno Nadalutti - Executivo Setor Público do Escritório da CAF no Brasil

SintiaYanes- Executiva Principal Meio Ambiente

Julian Suarez – Executivo Principal Projetos Região Sul

Santiago Caballero - Executivo Projetos Região Sul

Monica Lopez Valiente-Executiva especialista em estradas

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Adriana Ramos

Adtur

jalapão

Marcelo Henrique Rodrigues

Maria Antonia Valadares

Marlon Rodrigues

Naturatins

Paulo Lêniman

Prodetur

São Felix

Stalin Beze Bucar Júnior

TO-030

Tom Lyra