Economia
Palmas terá primeiro distrito turístico da América Latina em uma área total de 10 milhões de m²
Foto: Ademir dos Anjos
Iniciativa reserva uma área entre a Serra do Lajeado e o Lago de Palmas, ao Norte da capital | Ademir dos Anjos
Iniciativa reserva uma área entre a Serra do Lajeado e o Lago de Palmas, ao Norte da capital

O apoio à implantação de um distrito turístico na capital tocantinense, Palmas, foi o assunto de reunião realizada na última quarta-feira (25), em Brasília/DF, entre o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e a prefeita da cidade, Cinthia Ribeiro. A iniciativa, prevista no novo Plano Diretor do município, reserva uma área total de 10 milhões de m² entre a Serra do Lajeado e o Lago de Palmas, ao Norte da capital, para empreendimentos turísticos, como parques temáticos, hotéis, bares e restaurantes.

Lummertz comparou o projeto ao exemplo bem-sucedido de Cancún, no México, e informou que a proposta será avaliada no âmbito do Prodetur + Turismo, que busca reforçar o desenvolvimento do setor. “Vamos levar o projeto, assim que ele estiver completamente apresentado, ao Prodetur + Turismo, esperando que não só ele seja aprovado, mas que seja exemplar no desenvolvimento de potencialidades semelhantes em todas as 27 unidades da Federação”, frisou.

O programa facilita o acesso de estados e municípios a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados. A prefeita agradeceu a disposição do ministro e previu avanços. “Eu arrisco dizer que esse será um grande legado do ministro. Nós já estamos em negociação com a Universal e a Disney, além de bares e restaurantes”, adiantou Cinthia Ribeiro.

O Plano Diretor de Palmas define as prioridades da Prefeitura para os próximos 10 anos. O distrito, localizado a 10 quilômetros do centro da cidade, deve ser loteado em glebas para negociação com empreendimentos. Presente à audiência, o presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldacci, destacou o potencial da iniciativa. “Vamos começar a captar maciços investimentos estrangeiros. Palmas poderá, inclusive, atrair turistas de todo o Norte da América do Sul”, apostou.

Porta de entrada das belezas únicas do Jalapão, um dos principais destinos de aventura e natureza do Brasil, e cenário de arrojada arquitetura, a capital oferece ainda ao visitante as belas praias do Lago de Palmas, formado pela Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. No local, com 8 km de largura e 172 km de extensão, é possível praticar atividades como esportes náuticos, pesca esportiva e realizar passeios de barco.

Também participaram da reunião o secretário nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente; o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Hercy Filho; o secretário extraordinário de Projetos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis de Palmas, Fábio Borges, entre outros representantes do MTur e da Prefeitura.

Prodetur + Turismo

Os interessados em obter recursos do programa, que tem R$ 5 bilhões disponíveis, devem integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. As propostas precisam contemplar principalmente projetos na área de infraestrutura, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. As diretrizes estratégicas do Prodetur também priorizam ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas. (Com informações do Ministério do Turismo)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Cínthia Ribeiro

Hercy Filho

Lago de Palmas

Ministério do Turismo

Plano Diretor de Palmas

Prefeitura de Palmas

Prodetur

Serra do Lajeado

turismo

Vinicius Lummertz