Meio Jurídico
Lançado Selo Digital de Fiscalização para melhor prestação de serviço aos jurisdicionados
Imagem da notícia

Durante o lançamento do Selo Digital de Fiscalização e Certificação dos Atos dos Registradores e Notários do Serviço Extrajudicial do Estado do Tocantins, na tarde desta última segunda-feira (30/3), na sede da Corregedoria Geral de Justiça, o corregedor geral, desembargador Eurípedes Lamounier, afirmou que a grande vantagem do sistema é a transparência, agilidade e segurança para o usuário do sistema. 

Ao abrir o evento o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes, disse que a implantação do Selo Digital “é mais um importante passo dado pelo Poder Judiciário tocantinense em busca de melhor prestação de serviço aos jurisdicionados”. Também prestigiaram o lançamento a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Jacqueline Adorno e o Diretor Geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Villas Boas.

O Selo Digital será operado pelo Fundo de Compensação da Gratuidade dos Atos do Registro Civil de Pessoas Naturais – Funcivil. Para o presidente Diógenes Rézio, com a implantação do Selo Digital, será possível garantir maior segurança aos serviços, além de viabilizar adequação à demanda de informatização e digitalização das serventias extrajudiciais.

Para o presidente do Instituto de Estudos e Defesa da Atividade Notarial e Registral do Estado do Tocantins (Inoreg-TO), Valdiran Cassimiro, a implantação do Selo Digital evitará fraudes, diminuirá os custos e facilitará o acesso à informação.

Com o Selo Digital, a Corregedoria pretende aprimorar os recursos de certificação dos atos dos Notários e Registradores do Serviço Extrajudicial do Estado do Tocantins; propiciar ao cidadão maior comodidade, transparência, rapidez e segurança nas operações feitas nos Cartórios Extrajudiciais do Tocantins; e garantir maior efetividade à Corregedoria Geral da Justiça para o desempenho da fiscalização das atividades dos Cartórios Extrajudiciais.

O primeiro cartório homologado para utilizar a nova tecnologia no Tocantins, a partir desse mês de abril, foi o Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, Títulos, Documentos e Protestos de Palmas.

Como funciona?

O Selo Digital é um código que consta em todos os atos expedidos pelos Cartórios Extrajudiciais habilitados com essa tecnologia, e possibilita a realização de consulta de autenticidade no site da Corregedoria Geral da Justiça por meio do link corregedoria.tjto.jus.br.

Para saber mais sobre essa inovação acesse o link http://corregedoria.tjto.jus.br/index.php/selodigital

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...