Meio Ambiente
Sem aterro, moradores denunciam crime ambiental em Guaraí por lixão a céu aberto; Naturatins e MPE vão apurar
Imagem da notícia

O lixo em Guaraí do Tocantins estaria sendo condicionado de maneira irregular, de acordo com imagens e relato de moradores. Um morador que prefere não se identificar, encaminhou ao Conexão Tocantins imagens mostrando a situação do descarte de resíduos no município e reclamando que a empresa responsável pela limpeza urbana na cidade está realizando seus serviços irregularmente expondo os funcionários ao perigo por não oferecer condições mínimas em equipamentos de segurança. O lixão do município ainda é a céu aberto e fica a 5 km da cidade. 

"Pela lei do lixo só pode ser jogado em aterro sanitário registrado, assim como com condições e forma apropriada para receber esses resíduos. O que não está acontecendo. Os funcionários tomam conta do que seria o aterro em condições degradantes, obrigados a trabalhar sem equipamentos necessários", afirmou.

Alguns moradores juntaram-se e com aproximadamente uma semana denunciaram a situação ao Instituto Natureza do Tocantins (Natuatins), e ao Ministério Público do Estado mais, segundo disse um dos moradores, os órgãos inda não deram nenhuma posição. "Ainda não tivemos respostas". Os moradores também já procuraram a gestão da Prefeitura de Guaraí. "Já estivemos com o prefeito de Guaraí (Francisco Júlio) reclamando da situação mas ele diz que está sendo feito de forma normal e que é assim mesmo", afirmou um dos moradores. 

Segundo relatos dos moradores, o lixo de Guaraí é descartado em três etapas sendo que uma parte é aterrada em valas, outra parte é incinerada e outras deixada a céu aberto como é o caso dos pneus mostrados em imagem. " Pode estar transmitindo até dengue com aquele tanto de pneus", afirmou um morador. 

Naturatins 

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatin) informou ao Conexão Tocantins que a denúncia em questão foi realizada via Linha Verde (0800 63 1155) na última sexta-feira, 15 de maio, às 09:34, sob o número 184/2015. De acordo com o órgão, uma equipe do Naturatins deve se encaminhar ao local nessa terça-feira, 19, para averiguar o que foi relatado pelo denunciante para, posteriormente, sendo constatado crime ambiental, tomar as medidas cabíveis.

MPE

O Ministério Público Estadual (MPE) informou ao Conexão Tocantins que, na última sexta-feira, dia 15, foi apresentada denúncia à 3ª Promotoria de Justiça de Guaraí referente ao não cumprimento dos termos contratuais por parte da empresa Barraria Construções, Limpeza e Locação, que presta serviços referentes ao recolhimento e destinação de resíduos sólidos no município de Guaraí.

Segundo o MPE, diante da denúncia, a 3ª Promotoria de Justiça de Guaraí instaurou Notícia de Fato para apurar a possível irregularidade e requisitou as informações pertinentes à prefeitura. O MPE ainda informou que já existe Ação Civil Pública, ajuizada pela 3ª Promotoria de Justiça de Guaraí, referente à não existência de aterro sanitário no município de Guaraí. Na apuração da Notícia de Fato, será averiguado se existe relação entre os dois procedimentos.

Prefeitura 

O engenheiro ambiental pela Prefeitura de Guaraí, Wanthonny Bosso, posicionou ao Conexão Tocantins que foi solicitado a empresa responsável, parecer mostrando a situação atual do lixão, pois, segundo a empresa informou para o engenheiro, o lixão mostrado na imagem já não encontra-se a céu aberto, uma vez que, já estava sendo realocado para dentro de valas. Segundo o engenheiro, a gestão de Guaraí está providenciando a regularização do lixão no município. Ainda de acordo com Wanthonny , a Prefeitura estuda montar um consórcio com os municípios de Tabocão, Colmeia e Kennedy para depósito de lixo em um local só. "Estamos começando agora. Nós estamos lutando para que a coisa comece a andar", afirmou.

Wanthonny Bosso ainda informou que os pneus mostrados em imagem são recolhidos por uma associação de reciclagem. De acordo com ele, os pneus são frequentemente recolhidos. (Imagem atualizada às 17h08min)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...