Polí­tica
TRE realiza cadastramento biométrico em Indígenas da região da Ilha do Bananal
Imagem da notícia

Depois de mais de oito horas de viagem, passando por um percurso longo, com estrada de chão, atoleiros e travessia pelo Rio Javaés para chegar às aldeias indígenas situadas na Ilha do Bananal, a equipe de técnicos da Justiça Eleitoral do Tocantins já comemora os resultados dos primeiros dias de trabalho de cadastramento biométrico dos índios karajás da região.

Desde o último domingo, 13, técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) e da 13ª Zona Eleitoral de Cristalândia montaram postos recadastramento biométrico nas aldeias Santa Izabel, Fontoura e Macaúba, todas da etnia Karajá para realizar a identificação biométrica de cerca de 1.000 eleitores indígenas, residentes na Ilha do Bananal.

Anteriormente, o juiz Eleitoral da 13ª ZE, Wellington Magalhães e o chefe de Cartório, Carlos Moreno dos Santos Júnior, juntamente com técnicos do TRE-TO, se deslocaram à Ilha em agosto para se reunirem com as lideranças indígenas e conheceram a logística do atendimento nas aldeias.  

Na oportunidade foram feitos testes de conectividade do local, funcionamento da conexão segura por uso de VPN, condições das instalações físicas e elétricas, espaço físico para montagem dos Kits (atendimento biográfico e biométrico), logística para deslocamento das equipes, verificação de climatização dos ambientes, entre outros.

Segundo o chefe do Cartório da 13ª Zona Eleitoral, Carlos Moreno dos Santos Júnior, até o momento, tudo tem ocorrido dentro do previsto, nas aldeias. “Os indígenas estão atendendo ao nosso chamado. Estão bem curiosos para saber como funciona a biometria. Grande parte deles levam os filhos para participarem do processo. O nosso trabalho aqui está sendo muito gratificante”, conta com satisfação Carlos Moreno.

Um dos primeiros eleitores indígenas cadastrados com a biometria, o cacique Iwararu Karajá, falou da alegria e satisfação que o seu povo está sentindo. “Como é difícil chegar às aldeias a gente achava que o cadastramento não ia chegar aqui. Mas agora estamos vendo com os nossos olhos que isso está acontecendo. Isso é mais um reconhecimento para povo Karajá”, comentou o cacique. 

A equipe permanece nas aldeias até o próximo domingo, 20, quando o cadastramento está previsto para terminar. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...