Polí­tica
Na 4ª ZE de Colinas presidente do TRE alerta para número de eleitores não recadastrados
Imagem da notícia

A preocupação com o número de eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico e revisão eleitoral foi repassada pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente, aos representantes dos municípios da 4ª Zona Eleitoral de Colinas do Tocantins. Dos 29.281 eleitores aptos apenas 9.988 já atenderam à convocação da Justiça Eleitoral, faltando ainda 19.293 eleitores. Os números foram apresentados durante reunião na manhã desta sexta-feira (27/11), no Salão do Júri do Fórum de Colinas.

“São números preocupantes, principalmente por que temos aproximadamente 65 dias úteis para o fim do prazo improrrogável, dado pelo Tribunal Superior Eleitoral. É necessário que trabalhemos juntos nesse processo da revisão eleitoral e recadastramento biométrico. A minha visita é para apoiar a juíza eleitoral, os servidores do Cartório e os municípios nesse grande desafio”, afirmou a presidente do TRE-TO.

Como nas demais visitas às ZE’s em biometrização, a desembargadora Ângela Prudente reforçou as consequências para o eleitor que não se recadastrar e para os municípios com possível perda de eleitores.  “Temos a responsabilidade de levar ao cidadão os riscos que ele corre se não atender à convocação da Justiça Eleitoral. Quem não fizer o recadastramento biométrico dentro do prazo vai ter o título cancelado. Não poderá votar nas próximas eleições, não toma posse em concurso público, além de possíveis bloqueios em programas sociais como Pronaf e Bolsa Família e vários outros problemas. Vocês têm que ser multiplicadores disso para a sociedade”, reforçou.

A reunião foi conduzida pela presidente do TRE-TO, juntamente com a juíza eleitoral da 4ª ZE, Grace Kelly Sampaio. A magistrada agradeceu a participação de todos e o apoio que os municípios já vêm dando ao Cartório Eleitoral. “Agradeço a colaboração de todos os municípios que já nos ajudaram muito até o momento, mas ainda é preciso apoio na logística de atendimento ao eleitor e contamos com a parceria de todos”, solicitou a juíza.

Em prol dessa mobilização na convocação dos eleitores, também participaram da reunião, compondo a mesa de honra, o juiz membro do TRE-TO Hélio Eduardo da Silva, o juiz da Comarca de Colinas do Tocantins José Carlos Ferreira Machado, o presidente da Subsecção da OAB de Colinas, o advogado Sérgio Wacheleski e a diretora da Fiesc, Marisete Tavares.

O juiz membro do TRE-TO, Hélio Eduardo, afirmou que “a união faz a força, temos que nos espelharmos nisso, o interesse é de todos”.  Já o advogado Sérgio Constantino falou sobre a importância do recadastramento, “a condição de eleitor é primordial para o exercício da cidadania, não há cidadão que não seja eleitor, por isso é tão relevante o comparecimento de todos no recadastramento”.  

Na oportunidade, o juiz José Carlos Farreira, que também responde pelo Eleitoral em Arapoema, colocou à disposição os servidores do Cartório de Arapoema para ajudar no atendimento em Colinas.

Os prefeitos, vereadores e líderes comunitários que participaram da reunião saíram preocupados com os números, deram sugestões e se colocaram à disposição para mudar essa realidade. “O município de Colinas quer contribuir e vai ceder mais pessoal, ao menos mais dois servidores. Nossa cidade, como as outras, precisa de representatividade e legitimidade para as próximas eleições e para isso é necessário que os eleitores atendam o chamado da Justiça Eleitoral”, afirmou o prefeito José Santana, que sugeriu que atendimento também ocorra aos sábados, em função dos trabalhadores que não têm disponibilidade durante a semana.

O prefeito de Juarina, Antônio Pereira da Silva garantiu, “vou voltar ao nosso município e convocar os vereadores e toda a população e levar a importância do recadastramento para o eleitor e para nossa região”.

A chefe do Cartório de Colinas Dirce Meire Carmo Souza, reforçou que o horário de atendimento no Cartório está sendo das 9h às 18h. E que a maior demanda é realmente com o número de servidores, agradecendo o apoio dos municípios.

Assinatura Convênio

Na oportunidade, a presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente, assinou Acordos de Cooperação Mútua com os municípios de Colinas do Tocantins e Juarina, objetivando a disponibilização de servidores para a Justiça Eleitoral. E com a Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas do Tocantins – Fiesc, na área de administração de Estágio não remunerado, para auxiliar no recadastramento biométrico e revisão eleitoral.

Participantes

Participaram da reunião o prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto e o presidente da Câmara Municipal Raimunda Almeida de Souza; o prefeito de Bernardo Sayão João Gomes Nepomucemo; o presidente da Câmara de Brasilândia Lucas Vieira da Silva; o prefeito de Juarina Antônio Pereira da Silva, além de advogados, representantes de partidos, autoridades religiosas.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Antônio Pereira da Silva

Comarca de Colinas do Tocantins

Grace Kelly Sampaio

Hélio Eduardo da Silva

José Carlos Ferreira Machado

José Santana Neto

Juarina

Ângela Prudente

Recadastramento Biométrico

Tribunal Regional Eleitoral