Meio Jurídico
"A pauta da regularização fundiária é importantíssima para o Estado”, afirma João Rigo ao deixar presidência do TJTO
Imagem da notícia

Ao deixar a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) na tarde desta quarta-feira, 1º de fevereiro, o desembargador João Rigo Guimarães fez questão de citar como foco de  sua gestão a melhoria da prestação dos serviços aos que buscam e necessitam do Judiciário tocantinense no período de 2021 a 2023. “Fui muito privilegiado em estar com esta equipe, que entendeu que com o lema “Justiça Para Todos” o nosso trabalho se destina ao jurisdicionado. Ele que é o destinatário de todo o nosso esforço. Todos vocês foram fundamentais nas nossas conquistas. Estou com a consciência de dever cumprido. Aliás, cumprimos com o nosso dever”, salientou, ressaltando que o conceito da administração foi o de garantir “a cidadania através da distribuição de uma Justiça célere, segura e efetiva”.

Ele passou o cargo para a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, empossada à frente da Corte tocantinense. Com ela, formam a gestão as desembargadoras Ângela Prudente (vice-presidente); Maysa Vendramini (corregedora-geral de Justiça); Jacqueline Adorno (vice-corregedora); o desembargador Helvécio Maia Neto (ouvidor judiciário); desembargador Adolfo Amaro (ouvidor judiciário substituto); desembargador Marco Antony Villas Boas (diretor geral da Esmat); e a desembargadora Ângela Haonat (diretora adjunta da Esmat).

Pronunciamento

Em seu pronunciamento, João Rigo Guimarães agradeceu primeiramente a família pelo apoio e compreensão no período das atividades à frente do TJTO. O magistrado também destacou a contribuição significativa dos magistrados, servidores e  colaboradores do Judiciário. “Saio com alegria pois serei bem sucedido. Foi feito um trabalho com responsabilidade. Estou muito alegre, pois vou passar o bastão para uma pessoa extraordinária, de uma inteligência invejável”, complementou.  

João Rigo Guimarães disse que foi uma “honra” e “privilégio” estar à frente da Presidência do TJTO. Ele agradeceu ao apoio do governador Wanderlei Barbosa, demais pares e citou algumas das realizações de sua gestão, como os investimentos em infraestrutura, tecnologia, inovação e ações de garantia de cidadania para a população, como no projeto de regularização fundiária do Estado. “A pauta da regularização fundiária é importantíssima para o Estado. É a garantia da dignidade aos cidadãos, que passam de posseiros para proprietários legítimos de suas moradias. Uma importante contribuição do Judiciário para o Estado”.

Prestação de contas

Durante a cerimônia houve a entrega dos relatórios das gestões 2021/2023 do TJTO, Corregedoria-Geral da Justiça, Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e Ouvidoria Judiciária do Estado do Tocantins. Vídeos com balanço da gestão João Rigo Guimarães também foram apresentados. Outro material audiovisual apresentou depoimentos das principais autoridades do Estado, que abordaram a relação harmônica e institucional com o TJTO na gestão que se encerrou. (Cecom TJTO)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Etelvina Maria Sampaio Felipe

Helvécio Maia Neto

Jacqueline Adorno

João Rigo Guimarães

Marco Antony Villas Boas

Maysa Vendramini

Meio Jurídico

Ângela Prudente

Tribunal de Justiça