Palmas
Núcleo da Diversidade Sexual requer justificativa da Prefeitura de Palmas sobre veto da discussão de "ideologia de gênero" nas escolas

O Núcleo da Diversidade Sexual (Nudis), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO), protocolou ofício encaminhado à Prefeitura de Palmas solicitando justificativa sobre motivo da alteração do Plano Municipal de Educação, implicando na vedação da discussão e da utilização de material didático e paradidático sobre a ideologia ou teoria de gênero, visto que a adoção de Medidas Provisórias é permitida em casos de relevância e urgência.

Além disso, o ofício 05/2016 solicita que seja encaminhada à Defensoria Pública do Estado do Tocantins, para seu Núcleo da Diversidade Sexual, para análise de seu conteúdo, cópia do material didático distribuído pelo Ministério da Educação - MEC, material este que teve sua distribuição suspensa pela publicação da Medida Provisória nº 06 que decretou a vedação da utilização de tal material.

O ofício foi protocolado na quinta-feira, 18, e foi estipulado o prazo de cinco dias para que sejam remetidas as informações da justificativa e o material didático.

Entenda o Caso

Após polêmica sobre veto no PDE - Projeto de Lei do Plano Municipal de Educação, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, explicou em coletiva na manhã de quinta-feira, 10, que irá fazer um documento jurídico a ser enviado à Câmara Municipal, que regulamentará as discussões sobre ideologia de gênero na educação municipal. Por meio deste, será proibida a discussão sobre ideologia de gênero nas escolas municipais.

Anteriormente, o Nudis já tinha se manifestado favorável à discussão da ideologia de gênero e foi crítico ao requerimento apresentado pelo vereador Pastor João Campos (PSC), que solicitou a suspensão da distribuição dos livros escolares que tratavam do tema. No documento, o Nudis ainda cita que a retirada destes materiais “não contribui para uma melhor compreensão e esclarecimento”, fazendo com que aumente “os status de tabus”. “Mantém crianças no desconhecimento, já que não possibilitam uma segunda visão capaz de gerar respeito para com situações ‘diferentes’.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...