Polí­tica
Câmara dos Deputados autoriza processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff

Por 367 a 137, a Câmara dos Deputados votou pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff neste domingo, 17 de abril, autorizando o Senado da República a analisar o processo de impedimento contra Dilma. O voto 342 foi dado pelo deputado Bruno Araújo (PSDB/PE). Ainda houveram 7 abstenções e 2 ausências. 

O primeiro deputado a votar, por excepcionalidade médica, foi Washington Reis (PMDB/RJ) que votou sim ao impeachment. Após Reis, os parlamentares de Roraima foram os primeiros a votar. 7 deputados de Roraima votaram sim e 1 deputado votou contra. Rio Grande do Sul foi o segundo estado nas votações. 22 deputados do Rio Grande do Sul votaram sim, 8 contra e houve e uma abstenção. 

Santa Catarina veio em seguida. 14 votaram sim e 2 votaram contra o impeachment. O Estado do Amapá foi o próximo na votação. 3 votaram pelo impeachment, 4 foram contrários e houve 1 abstenção. Do estado do Pará, 10 votaram sim, 6 votaram contra e 1 se absteve. Do Paraná, 26 votaram sim e 4 votaram não. 

Mato Grosso do Sul foi o sétimo a votar. 5 parlamentares votaram sim e 3 votaram contra. Em seguida veio as votações dos parlamentares do Estado do Amazonas. 8 votaram sim e não houve voto contrário. De Rondônia, 8 votaram sim e não houve votos contrários. Do Estado de Goiás, 16 foram pelo sim e 1 votou não. 

Distrito Federal foi o 11° estado a votar. 7 foram pelo sim e 1 contra. Pelo Estado do Acre a votação ficou empate. 4 foram pelo sim e 4 foram pelo não. Do Tocantins, 6 votaram a favor e 2 contra o impeachment. 

O Mato Grosso foi o próximo estado a votar. 6 deputados pelo Mato Grosso votaram pelo impeachment e 2 foram contra. De São Paulo, 57 deputados votaram sim e 13 votaram não. O Maranhão foi o 16° Estado a votar. Pelo Maranhão, 10 votaram sim ao impeachment e 8 votaram não a impedimento. 

Ceará contabilizou 9 votos a favor do impeachment, 11 contrários, 1 abstenção e uma ausência. Pelo Rio de Janeiro, 34 deputados votaram sim e 11 votaram não ao impeachment e uma ausência. 

Espírito Santo contabilizou 8 votos pelo sim e 2 pelo não impedimento. Do Piauí, 5 parlamentares votaram sim e 5 votaram não ao impeachment. 7 deputados do Rio Grande do Norte votaram a favor e 1 votou contra o impeachment. Minas Gerais teve maioria pelo impeachment. 41 votaram a favor e 12 foram contra o impeachment. 

15 deputados da Bahia votaram a favor do impeachment, 22 votaram contra e dois se abstiveram. Pela Paraíba, 9 deputados disseram sim e 3 votaram não ao impeachment. Pernambuco contabilizou 18 votos a favor, 6 contra e uma abstenção. 

De Sergipe, 6 deputados votaram pelo impeachment e 2 foram contra. De Alagoas, 6 foram a favor e 3 contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. (Matéria atualizada às 23h58min)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...