Estado
Palmas sedia a 104ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União

Nos próximos dias 29 e 30 de setembro, acontece em Palmas/TO, no auditório do Hotel 10, a 104ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público (CNCGMP) dos Estados e da União. Estarão presentes representantes de 21 federações, além do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Está é a terceira vez que o encontro acontece no Estado, sendo as outras vezes nos anos de 2001 e 2012. Diversos temas serão discutidos durante a reunião, dentre eles a eleição para cargos da administração superior da instituição, após nova lei, e a carreira dos membros do MP. A abertura acontece nesta quinta-feira, 29, às 9h, com a mesa de debates composta por conselheiros nacionais do CNMP e pelo Corregedor Nacional, Cláudio Henrique Portela Rego. Os encontros acontecem cinco vezes durante o ano e têm como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e delinear uma política de atuação”, expôs o Corregedor-Geral do Ministério Público do Tocantins, João Rodrigues Filho.

Em destaque também a apresentação do “Projeto Auxiliar de Tutela Coletiva”, de autoria dos Promotores-Corregedores do Ministério Público do Tocantins, Octahydes Ballan Júnior e Pedro Evandro de Vicente Rufato, e que vem sendo desenvolvido com a colaboração de Promotores de Justiça Substitutos. O projeto tem como objetivo desafogar as promotorias de Justiça do interior com atuação na área de tutela dos direitos difusos e coletivos, por meio da conclusão de procedimentos extrajudiciais em atraso. O projeto auxiliar de Tutela Coletiva vem sendo desenvolvido desde o ano de 2015 e tem período de vigência de dois anos.

CNCGMP

O Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União foi instituído em 1994. Tem como finalidade contribuir para a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público; incentivar a integração das Corregedorias-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União; promover o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; traçar políticas e planos de atuação uniforme ou integrada; eleger metas e estabelecer diretrizes relacionadas ao aperfeiçoamento funcional dos integrantes da instituição, dentre outras atividades.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Conselho Nacional do Ministério Público

João Rodrigues Filho

Ministério Público do Trabalho

Ministério Público Federal

Octahydes Ballan Júnior

Pedro Evandro de Vicente Rufato