Estado
Inquérito investigará suposto ato de improbidade pelo gestor de Cariri por omissão de informações na transição de governo
Imagem da notícia

Alguns gestores tocantinenses estão dando trabalho aos prefeitos eleitos nas eleições de 2016, no processo de transição de governo. O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE) instaurou Inquérito Civil Público nº 020/2016, para apurar suposto ato de improbidade administrativa cometido pelo prefeito de Cariri do Tocantins, José Gomes, por omissão de fornecimento de informações e dados técnicos necessários a transição de governo no âmbito da administração pública municipal. 

O prefeito eleito em Cariri é Junior Marajo (PV) com 52,94% dos votos válidos. Marajo concorreu com Zé da Maquina (PSD) que recebeu 47,06% dos votos válidos. 

No início do mês de novembro, o MPE recomendou que a Prefeitura de Porto Nacional gerida pelo prefeito Otoniel Andrade (PSDB) coopere com a equipe de transição no município, pelo prefeito eleito, Joaquim Maia (PV). Chegou ao conhecimento do MPE denúncias de que a equipe de transição da próxima gestão não vinha tendo acesso adequado às informações públicas. Joaquim Maia foi eleito com 54,30% dos votos válidos, concorrendo com Otoniel que recebeu 44,50% dos votos e com Capitão Diógenes (PCdoB) com 1,20% dos votos válidos. 

Segundo o MPE, a omissão configura desrespeito a Instrução Normativa nº 02/2016, do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, que dispõe sobre os procedimentos a serem adotados na transição de mandato, por prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores do Estado.

É determinado que a equipe de transição de mandato tem por objetivo inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem os Poderes Municipais e preparar os atos de iniciativa do novo gestor, a serem editados imediatamente após a posse. "Parágrafo único. Os membros da equipe de transição indicados pelo candidato eleito terão acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas, projetos e às informações contidas ao Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública – SICAP, desde que sejam cadastrados previamente no Sistema, pelo setor competente deste Tribunal de Contas", segundo Instrução Normativa. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...