Estado
Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins lamenta a morte do ministro Teori Zavascki
Imagem da notícia

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da desembargadora Ângela Prudente, encaminhou nota à imprensa na noite desta quinta-feira, 19, lamentando a morte a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, em acidente de avião na tarde de hoje. "Um magistrado que com seu exemplo de dignidade muito contribuiu e engrandeceu o Poder Judiciário do País", segundo o TRE/TO. 

Segundo o TRE/TO, o ministro era um defensor incansável da Constituição Federal, um humanista que sempre lutou pela Justiça, sempre pautado pela ética e pela sobriedade coerentes com as atribuições de um magistrado.

Proveniente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Teori Zavascki foi, logo após, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), atuou na Primeira Turma e na Primeira Seção, especializadas em matérias de direito público. Ele tomou posse no STF em 29 de novembro de 2012.

Teori Zavascki exercia o cargo de ministro substituto no TSE desde março de 2014. De acordo com o  Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, a experiência, capacidade como magistrado, a seriedade e a cordialidade no convívio eram as principais característica de Teori, reconhecidas por todo o meio jurídico e acadêmico. "A ausência do ministro Teori Zavascki abre, sem dúvida alguma, uma lacuna irreparável no Judiciário nacional", lamenta o TRE/TO. 

Confita nota na íntegra 

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) lamenta com imenso pesar a morte do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, ocorrido em um acidente de avião na tarde desta quinta-feira (19/01). Um magistrado que com seu exemplo de dignidade muito contribuiu e engrandeceu o Poder Judiciário do país.

O Ministro era um defensor incansável da Constituição Federal, um humanista que sempre lutou pela Justiça, sempre pautado pela ética e pela sobriedade coerentes com as atribuições de um magistrado.

Proveniente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Teori Zavascki foi, logo após, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), atuou na Primeira Turma e na Primeira Seção, especializadas em matérias de direito público. Ele tomou posse no STF em 29 de novembro de 2012.

Teori Zavascki exercia o cargo de ministro substituto no TSE desde março de 2014. A experiência e excepcional capacidade como magistrado, a seriedade e a cordialidade no convívio eram suas principais características, sumamente reconhecidas por todo o meio jurídico e acadêmico.

A ausência do Ministro Teori Zavascki abre, sem dúvida alguma, uma lacuna irreparável no Judiciário nacional.

Que Deus em sua infinita bondade conforte os corações dos seus familiares e de todos os brasileiros que sofrem com essa irreparável perda.

Desembargadora Ângela Prudente

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...