Estado
Defensoria Pública promove debates no Dia Internacional Contra a Homofobia
Imagem da notícia

Neste 17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO), promove uma série de mesas redondas nas cidades de Palmas, Dianópolis e Augustinópolis com o tema  “Homofobia – Reflexos Psicossociais e Consequências Jurídicas.

O objetivo é realizar debates sobre como as pessoas pensam e se comportam em relação ao respeito à diversidade sexual, que contará com a exposição de ideias de membros de instituições que representam as minorias.

Os eventos fazem parte da programação de maio da DPE-TO, mês que é comemorado o Dia Nacional da Defensoria Pública e do Defensor Público, celebrado no dia 19 de maio.

Os eventos são realizados pelo CEJUR – Centro de Estudos Jurídicos da DPE-TO; pelos NUAmac’s – Núcleos Aplicados de Minorias e Ações Coletivas de Palmas, Araguaína e Dianópolis; e pela Adpeto – Associação dos Defensores Públicos do Tocantins. Além de contarem com a parceria e apoio de outras instituições em cada cidade.

Na Capital, o evento será a partir das 8h30 no auditório da DPE-TO. Os convidados são a professora da Faculdade de Serviço Social da UFT – Universidade Federal do Tocantins, Bruna Irineu; o professor da Faculdade de Serviço Social da UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Marco josé Duarte; a representante da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/TO – Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins, Karoline Chaves; a defensora pública Maurina Jácome, representando o NDDH – Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPE-TO; e a coordenadora do NUAmac – Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas de Palmas, defensora pública Letícia Amorim.

Em Palmas o evento também é realizado pelo NDDH – Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPE-TO e conta com a parceria do Núcleo de Pesquisas, Estudos e Extensão “Sexualidades, Corporalidades e Direitos; e da Comissão de Diversidade Sexual da OAB Tocantins. As inscrições podem ser feitas pelo www.defensoria.to.gov.br.

Augustinópolis

No extremo norte do Estado, a programação será em Augustinópolis, a partir das 19 horas, no auditório da Unitins. A programação contará com o psicólogo Eduardo Fagner Pinho – Tribunal de Justiça; defensor público Rogério dos Santos – Defensoria Pública do Pará; defensor Sandro Ferreira – Defensoria Pública do Tocantins; e Dhiogo Lobato – Coletivo Flor de Pequi. O evento conta com a parceria da Prefeitura de Augustinópolis, e da Unitins – Universidade Estadual do Tocantins.

Dianópolis

Na região sudeste, a mesa redonda será no município de Dianópolis, às 19 horas, no Salão do Júri, no Fórum da cidade.O credenciamento para participar poderá ser feito na hora, no local do evento. A Unitins é parceira na realização da Mesa Redonda.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...