Esporte
Sob a responsabilidade da Seduc, Ginásio de Esportes de Itacajá apresenta sérios riscos aos usuários; prefeito quer doação da unidade
Imagem da notícia

O Ginásio de Esportes José Aarão Porto, único na cidade de Itacajá/TO, apresenta sérios riscos às crianças e adolescentes que continuam utilizando o espaço diariamente para práticas esportivas. A situação da estrutura e cobertura da unidade que é da responsabilidade do Governo Estado, é crítica, com telhas retorcidas e quebradas. Segundo o prefeito em exercício de Itacajá, Clayton Barros, o Governo do Estado não dá a devida atenção. "Inclusive já fizemos vários ofícios, desde janeiro, pedindo a doação do ginásio para o município para poder reformar. Eles falam que vão licitar, reformar, mas até hoje está da situação que está", afirma o gestor. 

A expectativa do prefeito é que a Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes (SEDUC) reforme e entregue o ginásio que foi inaugurado em 25 de agosto de 2006 para ser de responsabilidade do município.

O problema maior no ginásio está na cobertura, onde as telhas utilizadas, de material flexível, foram instaladas sobre estrutura com espaçamento inadequado e deformaram, ficando penduradas, formando cangalhas sobre a estrutura. A impressão é que as telhas derreteram sobre as peças de metalon. 

Segundo informações técnicas às quais o Conexão Tocantins procurou ter acesso, provavelmente, as telhas utilizadas na construção foram as do tipo ecológicas, fabricadas com fibras vegetais recicladas e impermeabilizadas. Para este tipo de telha, as estruturas de suporte para receber o recobrimento devem ter o espaçamento de 20 centímetros, o que não foi o caso efetivo no ginásio.

Ministério Público

O Conexão Tocantins entrou em contato com o Ministério Público Estadual (MPE/TO), que tem uma sede de promotoria no município, para saber se tomou conhecimento da situação crítica e se já foi apresentada alguma denúncia. Diante do questionamento, o MPE respondeu que, por meio da promotora de Justiça de Itacajá, Laryssa Santos Machado Filgueira, instaurou a Notícia de Fato nº. 2017.0002171, para apuração das irregularidades e adoção de providências cabíveis. 

Ainda foi determinado pelo MPE/TO o encaminhamento de ofício a Prefeitura de Itacajá/TO para prestar informações sobre a construção do ginásio, a última reforma e as providências tomadas para solução das irregularidades.

O Conexão Tocantins também solicitou informações à Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes que informou que, na semana passada, nos dias 5 e 6 de setembro, engenheiros da Secretaria Estadual da Infraestrutura fizeram levantamento sobre a situação do ginásio e a Seduc está montado processo licitatório para a reforma da unidade. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Clayton Barros

Ginásio de Esportes José Aarão Porto

Itacajá

Laryssa Santos Machado Filgueira

Ministério Público do Tocantins

Prefeitura de Itacajá

Secretaria Estadual de Educação