Polí­tica
Por unanimidade TRE aprova registro de candidatura de Márlon Reis; registro de Amastha é novamente adiado
Imagem da notícia

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 15, o registro de candidatura de Márlon Reis (Rede) ao governo do estado na eleição suplementar do dia 3 de junho.

A candidatura de Márlon Reis recebeu pedido de impugnação por parte da coligação Reconstruindo o Tocantins da candidata Kátia Abreu. A coligação alegou que Márlon Reis não tinha domicílio eleitoral no Tocantins no prazo exigido pela lei eleitoral.

Consultado pela corte, o Procurador Regional Eleitoral, Álvaro Lotufo Manzano, manifestou parecer pela improcedência da impugnação e pelo deferimento do registro da candidatura. “Embora tenha exercido magistratura no Maranhão nunca deixou de ter laços com o Tocantins que não se restringem à naturalidade. Ele possui imóvel rural e tem frequentado e vivido no estado do Tocantins desde o ano passado. O domicílio eleitoral não se confunde com domicílio civil.” Declarou o procurador.

Na sequência, o relator, juiz Henrique Pereira dos Santos, considerou improcedentes os argumentos apresentados pela coligação de Kátia Abreu contra o candidato Márlon Reis e manifestou seu voto desfavorável ao pedido de impugnação.

Amastha

Já o registro de candidatura do candidato Carlos Amastha (PSB,) cuja expectativa é de que fosse julgado hoje após pedido de vista do juiz Rubem Ribeiro de Carvalho na sessão desta segunda-feira, 14, foi novamente adiado para a sessão da tarde desta terça-feira, por manutenção do pedido de vista do mesmo juiz.

Nesta última segunda-feira o Pleno do TRE aprovou, por maioria, o registro do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) da candidatura ao Governo do Estado, da coligação "A Verdadeira Mudança" (PSB, PT, Podemos, PCdoB e PTB), de Carlos Amastha, negando o pedido de impugnação para que o PT saísse da aliança.

Drap

O DRAP é um formulário que contém o conjunto de informações relevantes para validar o registro das candidaturas das coligações e partidos. O demonstrativo aponta a data em que a convenção foi realizada, os gastos máximos a serem utilizados pelas coligações na campanha eleitoral, os percentuais de sexo feminino e masculino e a relação dos candidatos que irão concorrer nas eleições, tudo devidamente registrado em ata.

Os registros de candidatura serão analisados e votados individualmente, tendo o TRE-TO até a próxima sexta-feira, 18, para concluir a votação.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Carlos Amastha

Eleição Suplementar

Henrique Pereira dos Santos

Impugnação

Kátia Abreu

Álvaro Lotufo Manzano

Marlon Reis

Ministério Público Eleitoral

Tribunal Regional Eleitoral