Educação
Instituições do Tocantins debatem melhorias para o transporte escolar em encontro no MPTO
Imagem da notícia

Dos 507 veículos que compõem a frota pública de transporte escolar no Estado do Tocantins, 463 são considerados inaptos e apenas 44 estão em condições adequadas para conduzir estudantes. Ou seja, mais de 90% do total têm problemas de manutenção ou não dispõem dos equipamentos de segurança obrigatórios, segundo inspeções realizadas no 1º semestre de 2019. A transformação dessa realidade foi debatida pelas instituições que atuam na área, nesta quinta-feira, 23, no Dia D do Transporte Escolar, evento realizado na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO).

O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, frisou que a problemática é complexa e requer soluções estruturantes, que devem ser adotadas de forma articulada pelo conjunto de instituições públicas.

Representando o Procurador-Geral de Justiça, a chefe de gabinete, promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula, ressaltou que a oferta de transporte escolar é um direito constitucional, que não pode vir a ser extinto por nenhum gestor. “A crise econômica, a crise política e a crise orçamentária são uma realidade inconteste, mas nenhuma delas legitima ou autoriza a revogação de direitos fundamentais, entre os quais o direito ao transporte. É preciso encontrar saídas, e o diálogo é o primeiro passo”, complementou ela.

Promotor de Justiça da área da Educação, Miguel Batista de Siqueira Filho avaliou que a oferta de transporte escolar é a base para o acesso à educação. Ele também frisou que este direito não é exclusivo dos estudantes da zona rural, mas também daqueles que residem na área urbana, quando não existir oferta de ensino próximo à sua casa.

No Estado do Tocantins, 67.822 estudantes fazem uso do transporte escolar público, o que corresponde a cerca de 15% dos 463 alunos matriculados na educação básica. Na quase totalidade dos municípios, o serviço é oferecido por meio de parcerias firmadas entre as prefeituras e a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Segundo informação da Seduc, cerca de R$ 90 milhões são aplicados anualmente no transporte escolar. Mas a secretária Adriana Aguiar reconheceu que é necessário regulamentar, sistematizar e rever os custos da oferta deste serviço. Ainda segundo ela, este trabalho já foi iniciado pela Seduc, Controladoria-Geral do Estado (CGE), Casa Civil e Detran.

Presente ao evento, a diretora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Dênia Maria Almeida da Luz, informou que este ano o órgão priorizará a fiscalização do transporte escolar, inclusive com fiscalizações in loco no segundo semestre.

Já os representantes da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano, e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Bartolomeu Moura Júnior, defenderam a revisão das normas referentes ao transporte escolar e reclamaram do fato de a responsabilização sobre a qualidade recair com maior peso sobre os gestores municipais.

Por parte do Detran e do Conselho Estadual de Trânsito, foram colocadas em discussão as normas de funcionamento que são verificadas nas vistorias periódicas, que têm como finalidade garantir um transporte seguro e de qualidade. 

Todas as instituições que participaram do Dia D do Transporte Escolar compõem um grupo de trabalho, que visa discutir permanentemente a melhoria desse serviço. 

O evento se estendeu ainda pelo período da tarde desta quinta, com o workshop  “Transporte Escolar e Boas Práticas Administrativas”, conduzido por representantes do Caopije e do TCE. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Associação Tocantinense de Municípios

Bartolomeu Moura Júnior

Cynthia Assis de Paula

Jairo Mariano

Miguel Batista de Siqueira Filho

Sidney Fiori Junior

Transporte escolar

União dos Dirigentes Municipais de Educação