Estado
Governador Mauro Carlesse assina Termo de Cooperação Técnica com a Escola Superior de Magistratura
Foto: Esequias Araújo
Esequias Araújo

“Estabelecer cooperação técnica, acadêmica, científica, além do intercâmbio de experiência e de pessoal nos campos da docência, da pesquisa e da cultura”. Esse é o objetivo do Termo de Cooperação assinado na tarde desta terça-feira, 5, pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, com o Tribunal de Justiça, por meio da Escola Superior de Magistratura Tocantinense (Esmat).

Pelo acordo, o Governo do Estado e Escola Superior de Magistratura se propõem a promover cooperação em diversas áreas de interesse, a exemplo de intercâmbio de docentes, discentes e pesquisadores, implementação de projetos conjuntos de pesquisa, promoção de eventos científicos, sociais e culturais, intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, institucionalização de grupos de estudo na área de direito, gestão, bem como, participação  em cursos, congressos e eventos educacionais, projetos de cooperação técnico-acadêmica, realização de programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, entre outros.

O governador Mauro Carlesse agradeceu a parceria e destacou que esse acordo constitui um uma oportunidade para capacitar os servidores. “É um grande passo para promover o conhecimento e capacitar os nossos servidores. Reconhecemos a excelência da dessa escola e entendo que esse acordo veio em boa hora”, ressaltou o governador.

Troca de ideias

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, disse que esse acordo representa um avanço essa interação do Executivo Estadual com a Escola da Magistratura, uma vez que o corpo jurídico do Estado, representado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) será o destinatário dessa troca de conhecimento e saber jurídico. “É muito importante essa colaboração entre a Esmat, o Poder Judiciário e o Governo do Estado, para aprimorar mais o conhecimento e troca de ideias jurídicas”, destacou explicando ainda que os cursos vão beneficiar diretamente os procuradores e servidores que atuam na área jurídica com cursos de mestrado, pós-graduação e outros.

Também participaram do ato o secretário chefe da Casa Civil, Rolf Vidal; o diretor-geral da Esmat, desembargador Marco Anthony Steveson Villas Boas; a diretora Executiva da Esmat, Ana Beatriz de Oliveira Pretto; e o procurador-geral do Estado, Nivair Vieira Borges.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Ana Beatriz de Oliveira Pretto

Esmat

Helvécio de Brito Maia Neto

Marco Anthony Villas Boas

Mauro Carlesse

Nivair Vieira Borges

Rolf Vidal

Termo de Cooperação

Tribunal de Justiça